Novo inseticida para lagartas de difícil controle do milho e soja mostra desempenho favorável

Produto de ação rápida e residual prolongado, da Sipcam Nichino, cessa ataques das lagartas com maior potencial de dano econômico

17.02.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil celebra o desempenho de seu recém-lançado inseticida Takumi nas lavouras de soja e milho. Em sua primeira safra comercial, observa a empresa, o novo produto, de ação rápida e efeito residual prolongado, recomendado para lagartas de difícil controle, confirma os resultados favoráveis e diferenciais tecnológicos avaliados nos experimentos da etapa de pré-lançamento.

Conforme Carulina Oliveira, gerente de produto da Sipcam Nichino, na fase anterior ao lançamento do inseticida, sobretudo entre 2018 e 2019, mais de 200 campos demonstrativos foram montados na fronteira agrícola nacional, com acompanhamento de várias consultorias de renome, como a Fundação MS e a Fundação MT.

De acordo com Carulina, em lavouras de milho, a ação de Takumi na safra 2020-21 tem reduzido entre 75% e 100% a população da Spodoptera frugiperda, de dois dias a 14 dias depois da aplicação. Já na soja, acrescenta a agrônoma, o produto revela desempenho idêntico no controle da Spodoptera eridania, com eficácia na faixa de 73% a 100%, considerando o mesmo período após aplicado.

Além das espécies Spodoptera frugiperda e Spodoptera eridania, a agrônoma da Sipcam Nichino destaca que o novo Takumi vem comprovando ao produtor de soja e milho ser “altamente eficaz” no manejo de lagarta-das-maçãs (Heliotis virescens), lagarta-militar (Spodoptera sp), Helicoverpa armigera e falsa-medideira (Chrysodeixis includens).

Para Carulina Oliveira, os dados parciais de desempenho de Takumi da safra 2020-21 devem ser atribuídos, principalmente, à tecnologia de ponta que caracteriza a molécula Flubendiamida 222, desenvolvida pela Nichino no Japão, que constitui a base da formulação do produto. Ela enfatiza também que o inseticida Takumi cessa rapidamente a alimentação e ocasiona a morte de lagartas.

Ainda segundo Carulina Oliveira, o inseticida Takumi age por contato ou por ingestão e apresenta seletividade aos inimigos naturais das pragas-alvo, favorecendo a adoção do manejo integrado de pragas ou MIP. Outro diferencial do inseticida, destaca ela, está na formulação suspensão concentrada (SC), considerada inovadora no segmento de mercado de Takumi.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024