Novo leilão prevê de envio 22,4 mil toneladas de milho para municípios do Nordeste

Mais um leilão de frete de milho será realizado no dia 2 de junho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

24.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Mais um leilão de frete de milho será realizado no dia 2 de junho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para abastecimento das unidades que oferecem suporte aos pequenos criadores cadastrados no Programa de Vendas em Balcão (PROVB). O leilão prevê o transporte de 22,4 mil toneladas de milho em grãos para a Região Nordeste, onde o produto é comercializado ao preço subsidiado de R$ 33,00 a saca de 60 Kg.

O milho a ser removido está estocado em Mato Grosso e terá como destino diversos municípios. Maceió (2 mil t) e Palmeira dos Índios (3 mil t) em Alagoas; Campina Grande (5 mil t), Patos (3 mil t) e Monteiro (2 mil t) na Paraíba; Petrolina (2 mil t) em Pernambuco; e Floriano (1 mil t), Parnaíba (2 mil t), Picos (489,7 t) e Teresina (2 mil t) no Piauí.

O preço com subvenção foi autorizado pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (CIEP) e está previsto na Portaria Interministerial Nº 780, publicada no dia 7 deste de março deste ano, no Diário Oficial da União. De acordo com a portaria, pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte do Nordeste podem adquirir até 10 toneladas de milho por mês, limitadas ao consumo de seu plantel.

Além das remoções para o Nordeste, a Conab pretende contratar, por meio do mesmo leilão eletrônico, frete para envio de 2,5 mil t de milho em grãos para Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Neste caso, não se aplica o preço subvencionado previsto na Portaria Nº 780. O valor de venda é calculado quinzenalmente tendo como referência o mercado atacadista local, e o limite por criador é de 14 toneladas por mês.

O Programa de Vendas em Balcão permite que pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos entre outros, incluindo microagroindústrias de beneficiamento e produção de ração, adquiram produto dos estoques públicos sem intermediários. Para comprar o milho pelo Programa, é necessário registro prévio no Cadastro Técnico do Programa de Vendas em Balcão da Conab.

Confira aqui o edital completo do Aviso N.108.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024