Novo presidente da Embrapa visita Unidade de pesquisas de Pelotas

Barbosa inaugurou Núcleo de Alimentos e o Núcleo de Bioinsumos e Recursos Genéticos na cidade gaúcha

12.12.2018 | 21:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

Nesta quarta-feira, 12 de dezembro, a  Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), unidade de pesquisas  vinculada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), recebeu pela primeira vez a visita de seu novo presidente, Sebastião Barbosa, que também veio conhecer o estado do Rio Grande do Sul.

Barbosa inaugurou, ao lado da Chefia Geral o Núcleo de Alimentos e o Núcleo de Bioinsumos e Recursos Genéticos,  na sede da Unidade de pesquisas, à BR 392, km 78, em Pelotas. O ato foi  prestigiado pelas principais lideranças gaúchas das cadeias produtivas.O presidente foi empossado em outubro deste ano e tem se  dedicado as visitações para verificar a realidade do desenvolvimento e atuação da pesquisa agropecuária.

Desafios para  a Embrapa

No discurso de posse de Sebastião Barbosa destacou que é momento de pensar nos desafios que a Embrapa terá de enfrentar nos próximos anos, em um cenário mundial de consumidores mais exigentes, que querem acessar alimentos, fibras e produtos florestais mais baratos, porém modernos e produzidos com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

O processo de reestruturação da Empresa iniciado neste ano foi confirmado pelo novo presidente, com a participação das unidades de pesquisas descentralizadas e de parceiros. Assim como, seguirá à risca a orientação direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre a necessidade de maior a aproximação da Empresa com o setor produtivo, por meio de associações, cooperativas, sindicatos, federações, trabalho a ser realizado em parceria com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Outro ponto levantado por Barbosa é  o de revisar prioridades da pesquisa, sem deixar de dar atenção a vocações típicas da agricultura brasileira. Fortalecer os setores de leite e derivados, de pescados, de frutas e essências nativas, e de produtos florestais são exemplos dados pelo dirigente.  Mas, indicou o grande esforço necessário que será feito para fortalecer a agenda de pesquisa para a região do Semiárido.  

Também confirmou que a Embrapa buscará novas formas de financiamento, tendo em vista o cenário de fortes restrições orçamentárias que dificultam a renovação do quadro de cientistas da Empresa. Também citou a necessidade de implementar um programa de capacitação avançada e continuada, bem como a renovação de máquinas, laboratórios, equipamentos e veículos.  

Laboratórios inaugurados

O Núcleo de Alimentos é composto pelas áreas de tecnologia de alimentos e pós-colheita direcionadas a desenvolver e a qualificar os processos agroindustriais para a produção de doces, sucos, conservas, desidratados, produtos minimamente processados, polpas, derivados lácteos e azeites, visando agregação de valor e acesso ao mercado. Faz parte deste Núcleo o Laboratório de Análise de Azeites, que tem seu credenciamento solicitado neste ano e será o único no país com 100% das análises automatizadas.

O Núcleo de Insumos Biológicos e Recursos Genéticos congrega as áreas de biotecnologia e biologia molecular, cultura de tecidos e bioinsumos direcionadas a dar suporte aos programas de melhoramento genético de cereais, frutas e hortaliças, bem como ao desenvolvimento de processos e ativos de base biológica para uso na agricultura relacionados a fixação biológica de nitrogênio, promoção do crescimento de plantas, novos fertilizantes e biorremediação.

As duas estruturas fazem parte de uma ação e estratégica adotada pela gestão da Unidade de pesquisas de buscar no limite a racionalização de custos e o compartilhamento de estruturas de suporte a pesquisa, desenvolvimento e inovação e ficam localizadas na sede do centro de pesquisas de Pelotas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024