Novo sistema controla temperatura dos grãos em armazém de Formoso (TO)

O modelo, além de mais moderno, também favorece a segurança na manutenção da qualidade dos grãos

26.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Conab

O controle da temperatura dos grãos armazenados em Formoso será ainda mais eficiente e econômico. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai concluir, nesta quarta-feira (27), a instalação de um novo sistema de termometria na unidade armazenadora do município de Formoso do Araguaia. O modelo, além de mais moderno, também favorece a segurança na manutenção da qualidade dos grãos.

O novo sistema também diminui o risco operacional, garantindo maior precisão nas ações de armazenagem ao reduzir drasticamente o risco de perdas. “Quando a temperatura aumenta no armazém, acaba elevando o metabolismo do grão”, explica o superintendente da Conab no Tocantins, Benedito Manuel de Aguiar. “Isso diminui a qualidade do produto, pois o grão perde matéria seca e torna-se mais leve e menos nutritivo”.

A estrutura é formada por um conjunto de sensores distribuídos no interior do silo, que fazem a medição periódica da temperatura da massa de grãos. O sistema monitora toda a atividade biológica do produto por meio da medição de temperatura em tempo real, o que ajuda na preservação e permite decidir qual a ação adequada em cada caso, seja expurgo, aeração ou transilagem (movimentação da massa de grãos). O procedimento permite ainda o controle automático da aeração dos silos, conforme programado pelo operador, e dispõe de ferramentas de gestão, como emissão de relatórios e alarmes emitidos via e-mail para os operadores cadastrados.

Um dos benefícios externos é que o novo sistema também reduz o gasto de energia elétrica utilizada para ativar os motores de aeração dos grãos, além de ser um dos requisitos obrigatórios para a certificação de unidades armazenadoras.

Localizada na Estrada da Fazenda Rancho KM 3,5 – Zona Rural de Formoso do Araguaia/TO, a unidade armazenadora atende aos produtores da região e tem capacidade estática de 28 mil toneladas a granel e 4 mil toneladas de estoque convencional, com 32 mil toneladas no total.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024