Nufarm investe no desenvolvimento do conceito Zethamaxx

Produto em fase de registro nos órgãos reguladores auxilia na preservação da molécula do glifosato e apresenta amplo espectro para ervas de difícil controle

29.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A Nufarm avança nos testes e pesquisas em torno de Zethamaxx®. Herbicida em fase de registro nos órgãos reguladores brasileiros, Zethamaxx® é composto pelos ingredientes ativos flumioxazina e imazethapyr. De acordo com a empresa, o novo produto representará uma solução de ponta, inovadora e exclusiva, para manejo de plantas invasoras nas culturas de soja e feijão. A expectativa da companhia é introduzir Zethamaxx® no mercado nos próximos meses.

Carlos Mella, gerente de herbicidas e adjuvantes da Nufarm, afirma que os resultados a campo demonstram que o emprego de Zethamaxx® proporciona efeito residual prolongado e amplo espectro de controle de gramíneas e folhas largas. A composição do produto, assinala ele, envolve dois ingredientes ativos com diferentes mecanismos de ação, que controlam plantas daninhas em dessecação e pré-emergência.

Segundo o gerente, essa característica também favorece o manejo de resistência de herbicidas, preservando a suscetibilidade das plantas daninhas à molécula do glifosato.

“Resultados mostram que o produto atua com eficiência sobre plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas, incluindo as resistentes ao glifosato”, ressalta Mella. “Nosso objetivo é resgatar a tranquilidade aos agricultores brasileiros no sistema produtivo e no manejo de plantas invasoras, pois com o longo período residual e amplo espectro, Zethamaxx® proporcionará uma lavoura livre de invasoras e de fácil manejo na pós-emergência”, acrescenta o executivo.

Mella reforça ainda a importância de Zethamaxx® na prática do manejo de resistência de herbicidas. “Com a sobreposição de semeadura de culturas 'RR' no Brasil, a seleção de plantas resistentes e tolerantes aumentou significativamente. Hoje, temos seis espécies resistentes ao glifosato. Para evitar a intensificação desse problema, é necessário que o agricultor use herbicidas pré-emergentes com diferentes mecanismos de ação”, finaliza Carlos Mella.

A Nufarm é uma empresa de origem australiana, presente no Brasil há 55 anos, que oferece soluções inovadoras e competitivas ao produtor rural. Fundada na cidade de Melbourne, atua hoje em mais de 100 países, emprega em torno de 8 000 pessoas e comercializa um portfólio formado por 228 ingredientes ativos de alta tecnologia. No Brasil, a Nufarm mantém uma unidade fabril no município de Maracanaú (CE), além de oito centros de distribuição localizados nos estados da Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024