Número de trabalhadores no setor sucro cai, mas qualidade dos empregos cresce

A cadeia sucroenergética nacional passou por diversas transformações nos últimos anos, resultando em diferentes efeitos sobre o mercado de trabalho desse segmento

11.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
CEPEA

A cadeia sucroenergética nacional, importante setor do agronegócio e da economia brasileira, passou por diversas transformações nos últimos anos, resultando em diferentes efeitos sobre o mercado de trabalho desse segmento. Estudo realizado por pesquisadores da Esalq/USP e do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) demonstram que, ainda que o número de trabalhadores no setor sucroenergético tenha caído entre 2008 e 2016, a qualidade dos empregos no setor cresceu nesse período.

 Segundo pesquisadores do Cepea e da Esalq/USP, de 2008 a 2016, observa-se aumento da proporção de trabalhadores no setor sucro com maior escolaridade frente ao total de empregos e também elevação significativa dos salários reais. Dentre outros fatores, esse cenário é resultado do processo de mecanização da colheita, notadamente na região Centro-Sul do Brasil. De acordo com pesquisadores do Cepea e da Esalq/USP, essa mudança tecnológica trouxe evoluções importantes, como a possibilidade de empregos de melhor qualidade e ganhos salariais, que foram verificados inclusive entre os trabalhadores com menor qualificação. O estudo também destaca os efeitos da crise na cadeia sucroenergética entre 2009 e 2016, que teve impacto principalmente na redução de empregos industriais, dado o fechamento de usinas no período.

DADOS SOBRE O SETOR – A cadeia sucroenergética tem importante contribuição na geração de renda e de empregos. De acordo com informações do Cepea 3,2% do total de pessoas ocupadas no agronegócio em 2017 estavam nas atividades da cadeia sucroenergética (envolvidas na produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol). A atividade também apresenta alto nível de formalização dentro do agronegócio, abrangendo 8% de todos os empregos com carteira assinada do setor no mesmo ano. Como comparação, enquanto na atividade agrícola da cultura de cana-de-açúcar 80% das pessoas ocupadas são empregadas com carteira assinada, para a agricultura brasileira de modo geral essa taxa é de apenas 17%.

Na agroindústria da cana (usinas de açúcar e etanol), 95% dos ocupados são empregados com carteira assinada, enquanto para a agroindústria em geral esse percentual é de 58. No agronegócio como um todo, apenas 36% das pessoas ocupadas possuem carteira assinada. Tal resultado é um indicador do nível de qualidade mais elevado dos empregos gerados pela atividade sucroenergética.

O estudo completo, com gráficos, tabelas e com as notas metodológicas, está disponível aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024