Nutrigenômica traz rentabilidade e sustentabilidade ao agronegócio moderno

Alltech estará presente no Show Rural Coopavel, apresentando pesquisas e soluções para o desenvolvimento do setor

21.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Suelen de Paula

A demanda por uma produção mundial de alimentos mais rápida, eficaz e sustentável, aliada a novas demandas dos consumidores, exige a reavaliação de práticas tradicionais no agronegócio. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em 1960, cada ser humano tinha em média 4,3 hectares de área arável na Terra. Já em 2020, esse índice deve cair para 1,8 hectares. Entre os principais fatores apontados pela organização estão as mudanças climáticas, a urbanização e a degradação dos solos, aumentando a urgência para uma produção de alimentos mais preocupada com a preservação ambiental.

Dessa forma, aliar a rentabilidade dos negócios com a sustentabilidade é o grande objetivo do setor agropecuário, alcançado por meio da adoção de tecnologia de ponta. Fundada em 1980 nos Estados Unidos pelo cientista e empreendedor irlandês, Dr. Pearse Lyons, a Alltech conta com uma trajetória de 40 anos oferecendo soluções nutricionais para animais e plantas. Os mais de 200 produtos da empresa são resultados do desenvolvimento para atender as necessidades atuais.

Uma das principais linhas de pesquisa envolvidas nesse processo é a nutrigenômica. A Alltech é a única empresa privada do agronegócio mundial com um centro específico para esse tipo de análise, inaugurado em 2008. “Nós buscamos entender como a nutrição pode impactar no desempenho animal, via estudo do código genético de cada espécie. Este estudo permite um ajuste fino da nutrição, o que nos possibilita maximizar os resultados. Tudo o que passa pela aplicação, criação e desenvolvimento dos nossos produtos passa por essa ciência”, explica o diretor estratégico da Alltech na América Latina, Paulo Rigolin.

A escolha dos ingredientes presentes na dieta também é fundamental para que o produtor agregue maior valor ao seu plantel. “Nós percebemos, com o desenvolvimento genético, que os animais exigem uma eficiência maior de absorção dos minerais, o que nos trouxe desafio de buscar uma alternativa aos minerais inorgânicos, que eram tradicionalmente utilizados. A partir disso, identificamos como seria possível substituí-los por minerais orgânicos para suprir não só as exigências nutricionais, mas também melhorando sua performance”, acrescenta Rigolin.

O centro dos esforços da Alltech para redefinir a alimentação animais e plantas e agregar valor à cadeia produtiva está em seus quatro centros de biociências, que contam com uma equipe de mais de 100 pesquisadores. Os estudos são complementados, ainda, por uma rede global de aproximadamente 30 alianças com as principais universidades e institutos ao redor do mundo. No Brasil, a Alltech conta com quatro universidades parceiras: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Estadual de Maringá.

u

O reconhecimento da importância do debate global e ações que busquem um futuro sustentável de produção fazem parte da visão Planet of Plenty da Alltech. “Nossas jornadas podem ser individuais, mas se trabalharmos juntos, nosso destino pode ser o mesmo,” afirma o presidente e CEO da Alltech, Mark Lyons. “Essa visão exige uma nova era de colaboração. O Planet of Plenty é um convite para trabalhar em conjunto, em todos os setores da indústria e fronteiras geográficas, para criar um lugar onde animais, plantas e pessoas prosperem em harmonia”, acrescenta Lyons.

u

Para apresentar os principais estudos e trabalhos desenvolvidos pela empresa, a Alltech estará presente no Show Rural Coopavel, um dos principais eventos do setor agropecuário brasileiro. A exposição acontece entre os dias 3 e 7 de fevereiro na cidade de Cascavel (PR). Também estará presente a equipe técnica da empresa, que apresentará aos produtores soluções em nutrição animal e vegetal, além de esclarecimento sobre dúvidas de manejo.

u

Data: 3 a 7 de fevereiro de 2020

Local: BR-277, Km 577 – Cascavel (PR)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024