Nuvem de gafanhotos preocupa novamente agricultores do Sul do Brasil

Devido ao clima quente e seco, os produtores rurais devem se manter atentos nos próximos dias

20.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

No mês de junho uma grande nuvem de gafanhotos se formou no Paraguai e avançou por outras áreas da América do Sul. Isso foi motivo de preocupação também para os brasileiros, principalmente para os agricultores do Sul do país, já que a praga se deslocou rapidamente pelo território Argentino, com risco real de alcançar o território brasileiro, o que poderia resultar na destruição de lavouras e pastagens. No entanto, a boa notícia foi que a chuva e o frio afastaram a nuvem de gafanhotos do Brasil naquele período.

Porém, com a mudança de clima dos últimos dias, a praga preocupa novamente os agricultores da Região Sul. Uma segunda nuvem de gafanhotos está se deslocando pela Argentina. Por enquanto, essa nuvem não traz grandes ameaças para o Brasil, mas é necessário monitorar, já que desta vez, as condições do tempo não são favoráveis para o afastamento dos gafanhotos.

Condições do tempo

bloqueio atmosférico que está impedindo a entrada de instabilidades no Brasil, está mantendo o Sul do Brasil muito seco e quente. Os próximos dias da semana ainda serão marcados por estas condições do tempo. O tempo só deve começar a mudar a partir de quarta-feira na Região.

Segundo informações do agrometeorologista João Castro, da Climatempo, esses insetos, em sua maioria, gostam de calor e tempo seco. Portanto, os produtores rurais devem se manter atentos nos próximos dias.

Mais informações sobre o assunto: agroclima.climatempo.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024