Oficina orienta projetistas sobre armazenagem

Curso será no Crea-MT, em Cuiabá, em 17 de outubro, e é organizado pela Aprosoja em parceria com a Famato

09.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Aprosoja

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), realiza na semana que vem uma Oficina de Projetos em Armazenagem. A ideia é qualificar os profissionais especializados nesse tipo de projeto para que estejam aptos a orientar os agricultores mato-grossenses interessados em investir em uma estrutura própria de armazenamento da produção.

A oficina será realizada na sede do Conselho Regional de Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) em Cuiabá, das 8h às 12h. O curso é gratuito, mas tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (65) 3644-4215. O conteúdo será ministrado por representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil.

“A iniciativa integra as ações do projeto Armazena MT e busca bem informar os nossos associados para que avaliem se na sua propriedade é o caso de dispor de armazéns próprios ou não”, observa o gerente de Política Agrícola da Aprosoja, Frederico Azevedo. A oficina terá uma programação focada na elaboração dos projetos de armazenagem, com informações sobre documentação, exigências de cada agente financiador e critérios usados na análise dos processos.

Lançado neste ano, o projeto Armazena MT é uma ação da Aprosoja para tentar reduzir o impacto negativo que a estrutura deficitária de armazéns em Mato Grosso gera sobre os agricultores. A ideia é informar os associados sobre o incentivo e a necessidade da armazenagem própria.

A ideia é necessária porque Mato Grosso enfrente um grande déficit de armazenagem da produção de grãos. Considerando os requisitos da FAO (Food and Agriculture Organization), órgão das Nações Unidas que determina como medida de segurança uma capacidade de armazenagem superior a 20% da produção, o déficit atualmente é de pouco mais de 37 milhões de toneladas no estado.

A Aprosoja reuniu neste blog algumas informações valiosas sobre o assunto. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024