Página temática reúne informações sobre solos brasileiros

Informações técnicas abrangem as 13 classes de solos encontradas no Brasil

25.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Gregio

Está disponível no Portal Embrapa o espaço temático Solos Brasileiros, que reúne uma gama de informações técnicas sobre as 13 classes de solos encontradas no País, além de soluções tecnológicas, projetos, publicações, mapas, dados geoespaciais, publicações, notícias e vídeos ligados ao tema. O conteúdo variado pode atender a diferentes públicos, como professores, pesquisadores, produtores rurais e estudantes.   

O Brasil possui uma grande diversidade de solos em sua extensão continental. Dentre as 13 classes encontradas, predominam os Latossolos, os Argissolos e os Neossolos, que no conjunto se distribuem em aproximadamente 70% do território nacional. As classes Latossolos e Argissolos ocupam aproximadamente 58% da área e são solos profundos, ácidos e de baixa fertilidade natural. As demais classes de solos brasileiros são Cambissolos, Chernossolos, Espodossolos, Gleissolos, Luvissolos, Nitossolos, Organossolos, Planossolos, Plintossolos e Vertissolos. A página temática traz detalhes técnicos, características físicas e imagens de todas essas classes, na seção Solos do Brasil.  

Já na seção de Soluções Tecnológicas estão destacados alguns dos principais produtos, práticas agropecuárias e serviços desenvolvidos pela Embrapa e parceiros em análise de solo, construção de fertilidade, irrigação e armazenamento de água.

Novas publicações trazem informações atualizadas sobre solos
A Embrapa Solos (RJ) lançou recentemente, durante o 21º Congresso Mundial de Ciência do Solo, novas edições do ‘Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS)’, do ‘Manual de Métodos e Análise de Solo’ e do livro de perguntas e repostas ‘Solos para Todos’, todas disponíveis para download gratuito no formato E-pub na seção de Publicações da página Solos Brasileiros.

Referência para pesquisadores, estudantes e produtores agrícolas desde 1997, o SiBCS ganhou uma inédita versão em inglês. A 5ª edição traz ajustes e correções de conceitos básicos relativos a definição de solo, caracteres e horizontes diagnósticos, bem como alterações de redação, redefinição da seção de controle, eliminação ou incorporação de classes de solos em todos os níveis categóricos.

A 3ª edição do ‘Manual de Métodos de Análise de Solo’ marca uma extensa atualização e ampliação da obra, contemplando não somente a revisão e atualização das metodologias já constantes das edições anteriores, como também a inclusão de novas metodologias, ampliando o seu escopo de utilização. O manual divide as metodologias de análises do solo em cinco áreas de interesse para os laboratórios: análises físicas; químicas; matéria orgânica; mineralogia e micromorfologia.

Já a nova edição do ‘Solos para Todos’ traz 271 perguntas e respostas sobre estudo do solo, fertilidade do solo e nutrição de plantas, compostagem e análises de solo e água. São respostas, redigidas em linguagem didática, para questionamentos do público acadêmico, de pequenos produtores rurais, de associações de produtores, de extensionistas rurais e da sociedade em geral recebidos ao longo dos anos pelo SAC Embrapa.

Acesse aqui:


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024