NOTÍCIAS

Painéis e oficinas movimentaram a programação da Expoarroz Tech 2019

Foram discutidos durante o segundo dia de Expoarroz Tech 2019 temas como custo de exportações, estrutura portuária, a dragagem (permanente) e questões sobre pedágio. – Foto: Roberto Dias

O segundo dia da Expoarroz 2019 também foi marcado pelo painel “O impacto dos custos logísticos na exportação do arroz gaúcho”, promovido pelo Porto de Rio Grande, com mediação do idealizador da feira, e Superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, e participação do Coordenador do APL Naval e de Energia, Arthur Baptista; do Diretor Presidente do Tecon, Paulo Bertinetti; do Diretor da Tranships, José Fuscaldo Júnior; Leonardo Vazin, da Vanzin Despachos; e Rene Wlach, do Tecon. Os participantes discutiram temas relacionados ao custo direto das exportações, especialmente as realizadas pelo Porto de Rio Grande. Tópicos como a estrutura portuária, a dragagem (permanente) e o pedágio fizeram parte da conversa.

Durante a tarde, a oficina de Receitas com Farinha de Arroz reuniu o público na Carreta da AGAS. A nutricionista do IRGA, Carolina Pitta, conduziu a atividade, apresentando ao público os benefícios, nutrientes e diferentes formas de utilização do arroz na alimentação. As receitas ensinadas por ela foram uma torta de legumes e um bolo de canela e leite de coco, tendo como base as farinhas de arroz integral e polido. “É muito bacana toda a organização e disponibilidade da feira, em auxiliar na valorização e divulgação do arroz para o público, que tem se mostrado interessado em conhecer o arroz  a farinha do arroz”, encerra Carolina.

Novas tecnologias para o agronegócio foram apresentadas pela Huawei do Brasil, em parceria com a Vetorial, na palestra “Huawei Cloud - Tecnologia para uma agricultura inteligente”. Fábio Oliveira, Gerente de Soluções Sênior na Huawei do Brasil, foi o responsável por divulgar novas tecnologias para levar melhorias aos processos da agricultura e pecuária, através da automação focada no agrobusiness. “É muito importante poder participar de uma feira como a Expoarroz, que tem muita expressão dentro do agronegócio. Espero que possamos aplicar essas tecnologias para melhorar a eficiência da produção de arroz na região Sul”, afirmou Fábio.

ver mais notícias