Painel discute cadeia produtiva de lima ácida Tahiti no recôncavo baiano

A região contempla alguns dos municípios que mais produzem a fruta no estado: Cruz das Almas, Sapeaçu e Muritiba

28.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Léa Cunha ​

Nesta quinta-feira (28), das 10h às 12h, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza palestras técnicas abertas ao público relacionadas à cadeia produtiva de lima ácida Tahiti no recôncavo baiano. A região contempla alguns dos municípios que mais produzem a fruta no estado: Cruz das Almas, Sapeaçu e Muritiba.

Os pesquisadores Hermes Peixoto e Claudio Leone vão ministrar as palestras “Controle da ‘estrelinha’, doença de alto impacto na produção de frutos” e “Aprimoramento do manejo da cultura em busca de qualidade e produtividade – porta-enxertos e adensamento”, respectivamente.

As duas palestras completam as atividades do painel de validação e priorização de demandas tecnológicas da fruticultura baiana realizadas pelo projeto Gestfrut (“Estabelecimento de uma rede de pesquisa, transferência de tecnologia e inovação para a fruticultura do estado da Bahia, com base na articulação, gestão e comunicação”), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que vai começar às 8h30.

O objetivo do painel é definir a ordem de prioridade das principais demandas tecnológicas da cadeia produtiva de lima ácida Tahiti no recôncavo baiano. “Os participantes do painel vão discutir e apresentar a percepção consensual referente aos problemas/demandas de pesquisa, considerando os atributos gravidade, urgência e tendência”, explica o pesquisador Domingo Haroldo Reinhardt, coordenador do Gestfrut.

Como resultado do evento, pretende-se ainda estabelecer e promover a atuação de um comitê tecnológico regional de apoio à rede de pesquisa, transferência de tecnologia e inovação para a fruticultura do estado da Bahia.



Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024