NOTÍCIAS

Palestra orienta manejo para reduzir perdas com brusone no trigo na Tecnoshow

Trigo no Cerrado - Foto: João Leonardo Pires

A principal limitação ao crescimento do trigo no Brasil Central tem sido a brusone, doença causada por um fungo que ataca a espiga, resultando em queda no rendimento em função dos grãos deformados e de baixo peso específico. Como ainda não existem cultivares resistentes à doença, o produtor precisa conhecer as melhores estratégias de manejo para reduzir as perdas por brusone nas lavouras de trigo. Este é o tema da palestra do pesquisador da Embrapa Trigo João Leodato Nunes Maciel, marcada para o dia 10 de abril, às 10h30min, no auditório da Casa da Embrapa instalada na 18ª Tecnoshow Comigo 2019. 

Durante a feira, que acontece de 8 a 12 de abril, em Rio Verde, GO, a Embrapa também vai divulgar cultivares de trigo para a região, como a BRS 394 e a BRS 404. Conheça as principais características das cultivares desenvolvidas pela Embrapa Cerrados e Embrapa Trigo: 

BRS 404 – alternativa para o cultivo de sequeiro nos estados de GO, MG e DF. Ciclo precoce, com 120 dias de até a maturação. Classe comercial pão, com estabilidade na produção de farinha. Primeira cultivar a apresentar maior tolerância à brusone com indicação de moderamente suscetível à doença. 

BRS 394 – após quatro anos de avaliação em regiões produtoras de trigo irrigado, a cultivar foi indicada para cultivo em GO, MG e DF. Ciclo precoce, classe comercial melhorador e boa resistência à debulha. No período 2010 a 2013, o rendimento médio superou 7,5 toneladas por hectare.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura