Palestra sobre plantas medicinais no RS

21.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Na quarta-feira (19/11) foi realizada palestra sobre a importância das plantas medicinais, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias, em Independência/RS. Participaram da atividade professores, pais e alunos da comunidade São Miguel.

O veterinário Jorge Lunardi da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, que há 20 anos trabalha com plantas medicinais, mostrou para a comunidade escolar a importância das plantas medicinais na cura de pessoas e animais, segundo ele “nós somos a representação da natureza, do lugar onde vivemos. Hoje em dia, estamos esquecendo os ensinamentos antigos de nossos pais e avós.”

Lunardi ainda ressaltou as propriedades da planta cobrina, também conhecida como forquilheira, no tratamento de várias doenças em animais como carrapatos e mastite em vacas. “Na região noroeste encontra-se a planta em qualquer local do meio rural, inclusive nas margens das estradas”, enfatizou o veterinário. A cobrina pode ser misturada em detergentes, desinfetantes e sabão para lavar os animais. Segundo o produtor rural Davi Vitorino da Silva, “ela é excelente no tratamento de mastite e já a utilizo a dois anos. Quando o animal está doente é só aplicar o produto que em três dias a inflamação desaparece”.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Duque de Caxias incentiva seus alunos e a comunidade na utilização de plantas medicinais e conservação de hortas e lavouras, destinando uma parte de sua estrutura para o cultivo de frutas hortaliças, milho e forrageiras. A produção agrícola é orientada pelos técnicos do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Independência, que auxiliaram a comunidade escolar na construção de uma cisterna para ser utilizada como reservatório de água das chuvas. A reserva de água já chega a 29 mil litros, e é utilizada para irrigar a plantação.

Toda a comunidade escolar participa ajudando a manter os jardins e hortas. Segundo Pedro Denke, um dos funcionários da escola, “as crianças também dão a sua colaboração no cuidado com as plantas”. Toda a produção é utilizada na merenda escolar e “assim damos um bom exemplo de preservação da natureza e uso adequado dos recursos naturais para a melhora na qualidade de vida, ensinando que a conscientização sobre o meio ambiente deve ser realizada desde criança” comenta Denke.

Sandra Henriques

Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa

www.emater.tche.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024