Palestras e laboratórios itinerantes são destaques da CCAB na Bahia Farm Show

A feira, realizada pela Aiba, acontece entre os dias 28 de maio e 1º de junho, em Luís Eduardo Magalhães

28.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Catarina Guedes

Símbolo da união que impulsionou a moderna agricultura praticada no cerrado brasileiro, o cooperativismo será destaque no estande que a Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB Agro) compartilhará com a Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms) e a cooperativa de crédito Sicredi, durante a décima quinta edição da maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste do país, a Bahia Farm Show. A feira, realizada pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Instituto Aiba, acontece entre os dias 28 de maio e 1º de junho, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, a 900 quilômetros da capital baiana, Salvador. 

O espaço coletivo será um ponto de encontro para os agricultores que visitarem o evento e sediará uma programação especial de palestras que abordarão cooperativismo, mercado e novas tecnologias no contexto da agricultura, com destaque para as novidades em agentes biológicos para o manejo de lagartas e nematoides. Dentre as atrações, o visitante poderá conhecer um laboratório itinerante de agentes biológicos e um de ideias e soluções digitais para as lavouras. Para assistir às palestras, os interessados deverão efetuar gratuitamente a inscrição no próprio estande.

“Em menos de três décadas, o Oeste da Bahia se tornou um grande expoente agrícola no Brasil, excepcional no plantio de soja e de milho e o segundo maior produtor nacional de algodão. A Bahia Farm Show reflete a vanguarda do agricultor daqui. Eles não teriam feito tudo isso se não entendessem a importância da organização e da união para desbravar uma nova fronteira, conseguir políticas públicas e avançar no desenvolvimento de variedades adaptadas e técnicas apropriadas à região”, afirma o CEO da CCAB, Jones Yasuda.

Berço agro

De acordo com Yasuda, o cerrado baiano e o mato-grossense foram o berço da companhia, criada e formada até hoje por agricultores rurais para atender às suas próprias demandas por produtos voltados à proteção de cultivos. Atualmente, a CCAB atende a agricultores de todo o Brasil, inclusive não acionistas, após a criação da plataforma Cropline, em 2018. Jones Yasuda cita como exemplo da estreita ligação entre a CCAB e o cerrado baiano a batalha contra a lagarta helicoverpa, praga que, em 2013, surgiu pela primeira vez no Brasil, tendo a região como o “marco zero”. Os prejuízos ocasionados pela praga são estimados em cerca de R$2 bilhões em lavouras de soja, milho algodão e feijão.

“Junto com nossos acionistas, agricultores do Oeste da Bahia, representantes das principais entidades de produtores rurais daqui, identificamos, trabalhamos pelo registro, e conseguimos importar as duas mais importantes armas contra a lagarta, o benzoato de emamectina e o vírus HzNPV. Hoje o problema está controlado”, comemora, acrescentando que todo os processos legais necessários para colocar os produtos no mercado foram enfrentados pelos produtores.

Espaço de diálogo

Segundo o CEO da CCAB, o estande compartilhado com a Cooperfarms e o Sicredi propicia o dialogo com os agricultores e o mapeamento das suas demandas essenciais. “Além do nosso portfolio de produtos, estamos pesquisando novas soluções para ofertar para nossos clientes, com grande foco em biológicos e agricultura de precisão. Como agricultores que somos, essa oferta é sempre muito alinhada com o que o nosso cliente precisa de fato, contribuindo para aumentar a sua rentabilidade e competitividade no negócio”, conclui Jones Yasuda.  

Para o presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, a participação da CCAB na feira baiana é estratégica. “A CCAB tem crescido sua participação no mercado com grande velocidade nos últimos anos e a Bahia Farm Show é uma excelente vitrine”, explica. Kappes afirma que a companhia é hoje o maior fornecedor da Cooperfarms, da qual é acionista, sendo a cooperativa também a que mais transaciona com a CCAB. Ele destaca a relevância dos conteúdos voltados ao cooperativismo no evento, dentre eles, a palestra do ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, grande entusiasta do tema.

Para o presidente da Bahia Farm Show, Celestino Zanella, a CCAB representa a força do produtor. “É evidente que não poderiam ficar de fora da Bahia Farm Show, uma feira que, como a CCAB, foi concebida e é realizada de agricultor para agricultor”, conclui.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024