NOTÍCIAS

Palestras, minicursos e idas a campo movimentam 2ª Semana da Agropecuária da UFRGS

Na manhã desta segunda (08), em cerimônia realizada no Salão de Atos da Faculdade de Agronomia, foi dada a largada para a 2ª Semana da Agropecuária da UFRGS. Até sexta-feira (12), estudantes, docentes, técnicos, extensionistas, produtores rurais e empresas da área participam de palestras, minicursos e saídas de campo, possibilitando a capacitação profissional. A Semana, que traz como tema “Integração e inovação: insumos agropecuários”, conta com 650 inscritos em sua segunda edição. O objetivo do evento é aproximar o ambiente acadêmico e produtores rurais, promovendo a divulgação de tecnologias, a capacitação e o estreitamento de relações entre os envolvidos na produção de alimentos e no manejo de recursos naturais dentro e fora da porteira.

Integrante da comissão organizadora, o professor Michael Mazurana ressaltou o fato de ter dobrado o número de inscritos da primeira edição para a atual. Segundo Mazurana, a expectativa é que, ao longo dos anos, o evento se consolide e passe a ser uma referência no país e até mesmo internacional. Segundo o professor, o diferencial da Semana Agropecuária é integração de ensino, pesquisa e extensão, no contexto da excelência acadêmica da Faculdade de Agronomia. O diretor da Fagro, Carlos Alberto Bissani, em sua fala na abertura do evento, destacou o papel na capacitação e formação complementar que o evento desempenha.

A reitora em exercício Jane Tutikian contextualizou a atividade no momento em que as universidades federais sofrem ataques orçamentários e questionamentos sobre sua capacidade de gestão. Jane Tutikian afirmou que a Semana é uma ocasião especial para mostrar que a universidade produz muito e com muita qualidade. “A Semana é uma oportunidade para mostrar o que fazemos no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. E nessa área, estamos estabelecendo pontes e parcerias com o setor privado, com os produtores rurais, com os profissionais da área, e também divulgando tecnologia, promovendo a capacitação e o estreitamento de laços com setores público e privado envolvidos na produção de alimentos”, disse a reitora.

A abertura oficial contou, ainda, com a participação dos discentes Alexssander Henrique Sausen e Carolina Grando, representando os diretórios acadêmicos dos cursos de Agronomia e Zootecnia, respectivamente; do diretor técnico da Emater, Lino Moura; da vice-diretora da Faculdade de Veterinária, Stella de Faria Valle; e do diretor da Estação Experimental Agronômica, Rafael Dionelo.

A manhã de segunda teve, após a abertura, a Aula Magna com o professor Antônio Mário Penz Junior, que abordou a Agricultura e Pecuária no Brasil e no Mundo. A programação incluiu minicursos nos dias 9 e 10 e atividades de campo nos dias 11 e 12, estas realizadas na Estação Experimental Agronômica. O evento ocorre em parceria com a Emater/Ascar, e conta com apoio de mais de uma dezena de empresas com atuação agropecuária.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura