Especial Show Rural: Paraná tem o maior número de focos de ferrugem

A principal doença que atinge a cultura da soja no Brasil, a Ferrugem asiática, também está causando prejuízo nesta safra

06.02.2018 | 21:59 (UTC -3)
Dayane Pozzer

A principal doença que atinge a cultura da soja no Brasil, a Ferrugem asiática, também está causando prejuízo nesta safra. O estado com maior número de focos da doença é o Paraná, com 108 casos até o momento, de acordo com o Consórcio Antiferrugem. Com as condições climáticas altamente favoráveis para o desenvolvimento, a evolução da ferrugem está sendo rápida no Estado, assim como o aumento da severidade de danos nas lavouras. No entanto, além do manejo adequado, a biotecnologia incorporada às sementes de soja é umas das principais aliadas do produtor rural, principalmente em ano com forte pressão da ferrugem.

O Brasil e países vizinhos que também sofrem com o problema, como o Paraguai, podem contar com cultivares de soja com a Tecnologia Inox, desenvolvida pela Tropical Melhoramento & Genética – TMG, empresa brasileira de melhoramento genético de soja e algodão. Com o gene de resistência à ferrugem presente nas variedades Inox, a segurança na lavoura é maior. O produtor continua realizando as aplicações da mesma forma que faz em lavouras com cultivares suscetíveis à doença, mas a diferença é que aliando a tecnologia com o controle através dos fungicidas, as chances de obter resultados melhores aumentam significativamente.

“Todo ano é um ano atípico e nessa safra as condições climáticas dificultaram o manejo correto com fungicidas, em razão do período mais chuvoso em janeiro. E é aí que entra a segurança da Tecnologia Inox, pois quando há atraso no controle químico, a genética mantém a sanidade da lavoura até o momento de dar continuidade ao manejo da doença, sem que a lavoura seja rapidamente tomada pela ferrugem”, explica Sérgio Luiz Marchi, supervisor de Desenvolvimento de Mercado da TMG.

Show Rural

A TMG está presente na 30ª edição da Show Rural Coopavel, realizada em Cascavel (PR). No estande da empresa, os visitantes podem ver sete cultivares, cinco com a combinação pioneira de Tecnologia Inox +  Intacta RR2 PRO, e duas com a tecnologia Roundup Ready, a soja RR. Dessas, uma é lançamento da safra 2017/18 e duas são pré-lançamentos.

E para que possam entender e visualizar os diferenciais da Tecnologia Inox, a TMG também preparou um ensaio demonstrativo de manejo Inox®, com duas cultivares, uma resistente à ferrugem e outra suscetível, semeadas em épocas iguais e ambas com três aplicações de fungicidas.

A área da empresa também conta com ensaio de densidade de plantas que evidencia a recomendação da TMG quanto ao número ideal de plantas por metro linear para a semeadura da soja. A TMG 7067IPRO, lançamento da safra e escolhida para o ensaio, é mostrada a campo com 7, 11 e 15 plantas e demonstra que o posicionamento correto da cultivar no campo possibilita que ela expresse todo o seu potencial produtivo.

A Show Rural Coopavel segue até esta sexta-feira (09/02) e, nesta segunda-feira (5), registrou recorde de público para o primeiro dia desde o ano de 1989. Foram 34.505 pessoas neste que é considerado o terceiro maior evento agrícola do mundo, com 542 expositores nesta edição.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024