Paraná terá 13 dias de campo sobre a cultura do trigo

Os eventos serão realizados de julho até outubro, nas diferentes regiões produtoras do estado que lidera a produção de trigo no País

20.07.2018 | 20:59 (UTC -3)
Lebna Landgraf​

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Meridional e outros parceiros estão promovendo 13 dias de campo sobre a cultura do trigo no Paraná, na safra 2018. Os eventos serão realizados de julho até outubro, nas diferentes regiões produtoras do estado que lidera a produção de trigo no País. Os dias de campo terão enfoque nas cultivares de trigo desenvolvidas para a região, além de manejo fitotécnico, entre outros temas de interesse para cada região.

O Paraná deve iniciar a colheita de aproximadamente 1 milhão de hectares nas próximas semanas. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura do Paraná, a colheita estimada é de 3,3 milhões de toneladas, o que representa 50% mais que na safra anterior (2,3 milhões de toneladas), que foi prejudicada pelo clima. Confira a programação completa

Cultivares em destaque - De acordo com o pesquisador Manoel Bassoi, a cultivar BRS Sanhaço é um trigo de ciclo médio com maturação fisiológica aproximada de 112 dias e com alto potencial produtivo. “Esse trigo tem boa capacidade de perfilhamento em regiões mais frias, apresentando boa sanidade em relação às manchas foliares, ferrugem e giberela além de ser resistente a debulha natural”, explica Bassoi. A cultivar apresentou produtividade média nos ensaios de 6.817 kg/ha na  região tritícola 1 de Santa Catarina.

A BRS Atobá é outro destaque que está sendo apresentada. O lançamento da cultivar será em 2019.  A cultivar é da classe pão/melhorador, por isso, apresenta boa qualidade para uso em panificação e também sua farinha pode ser usada em misturas com farinhas com menor força de glúten.  A cultivar está sendo indicada para todas as regiões do Paraná e Região 3 do Mato Grosso do Sul. Só para se ter uma ideia do potencial produtivo desse lançamento, segundo Bassoi, na média de dois anos, o rendimento de grãos foi  de 5.007 kg ha-1, na Região 1. Na Região 2, o rendimento foi de 4.839 kg ha-1. O rendimento de grãos na Região 3 do Paraná foi de 3.840 kg ha-1 e na Região 3 do Mato Grosso do Sul, o rendimento médio de  grãos foi  de 3.218 kg ha-1.  De acordo com Bassoi, a cultivar apresenta ciclo precoce, muito desejado pelos agricultores. É resistente ao acamamento e tem uma boa tolerância à germinação pré-colheita. Com relação à sanidade, a cultivar apresenta resistência ao oídio, boa resistência à ferrugem da folha e moderada resistência às manchas foliares e giberela.

Programação de Dias de Campo de Trigo

DATA

MUNICÍPIO

ORGANIZAÇÂO

13 de julho

Floresta/PR

Cocamar

18 e 19 de julho

Campo Mourão/PR

Coamo

18, 19 e 20 de julho

Sabáudia/PR

Emater

26 de julho

Cambará/PR

Sorria

 

 

 

02 de agosto

Londrina/PR

Iapar/Embrapa/FMeridional

 

 

 

05 de setembro

Realeza/PR

Bocchi Agronegócios

20 de setembro

Ventania/PR

Menarim Sementes

 

 

 

16, 17 e 18 de outubro

Guarapuava/PR

Agrária/Fapa

 

 

 

DATA

MUNICÍPIO

ORGANIZAÇÂO

13 de julho

Floresta/PR

Cocamar

18 e 19 de julho

Campo Mourão/PR

Coamo

18, 19 e 20 de julho

Sabáudia/PR

Emater

26 de julho

Cambará/PR

Sorria

 

 

 

02 de agosto

Londrina/PR

Iapar/Embrapa/FMeridional

 

 

 

05 de setembro

Realeza/PR

Bocchi Agronegócios

20 de setembro

Ventania/PR

Menarim Sementes

 

 

 

16, 17 e 18 de outubro

Guarapuava/PR

Agrária/Fapa

 

 

 

 

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024