NOTÍCIAS

Parceria entre VLI e Fertilizantes Tocantins amplia volume de fertilizante na ferrovia

A VLI, companhia logística que integra ferrovias, terminais intermodais e portos oferecendo soluções para o agronegócio, entre outros setores da economia – já começou as atividades decorrentes da parceria com a Fertilizantes Tocantins (FTO), em Araguari, no Triângulo Mineiro. Com o atendimento iniciado em maio, a VLI vai aumentar em 20% o volume de fertilizantes transportado na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A matéria-prima originada no porto de Tubarão (ES) passa pelo Terminal de Araguari e chega à fábrica da FTO por meio de uma interligação por correias transportadoras. 

Em 2018, o terminal de Araguari movimentou mais de 700 mil toneladas de insumos para fertilizantes e para este ano a previsão é de alta. Os resultados da parceria já podem ser vistos: a ferrovia movimentou volume recorde para o mês de junho, quando alcançou mais de 120 mil toneladas de fertilizantes. Em razão disso, a VLI contratou 16 pessoas (próprios e terceiros) para ampliar fluxo desse produto no terminal. “Vamos aumentar o volume descarregado e proporcionar ao cliente uma fila menor lá na outra ponta, no desembarque dos navios. Isso consolida nosso modelo de negócio, que conecta porto, ferrovia e terminal como uma solução eficiente e reforça a rota de fertilizantes entre Tubarão e Araguari”, observa, Ricardo Ferreira, gerente geral de Fertilizantes da VLI.

Inédita, integração favorece o mercado

Dos vagões a carga pode seguir direto para a fábrica da FTO ou, se necessário, ser condicionada no armazém de fertilizantes da VLI. Esse modelo de interligação e a integração entre porto, ferrovia, terminal e fábrica, sem a utilização de carretas é inédito no Brasil e proporciona mais agilidade e qualidade à cadeia de abastecimento. A localização estratégica associada a um modal eficiente traz benefícios a todo agronegócio da região, que ganha em rapidez e segurança ao contar com um fornecedor tão próximo e conectado como a FTO. 

Raio-X do Terminal de Araguari

Em operação desde 2012

Investimento: R$ 151 milhões

Capacidade anual: 5 milhões de toneladas de grãos e 1 milhão de toneladas de fertilizantes

Empregos: 234 (próprios e terceiros)

Principais produtos: soja, farelo milho e fertilizantes

Origens: recebe cargas de MG, SP, MT e GO. Fertilizantes chegam do porto de Vitória

Destinos: grãos, Porto de Tubarão, em Vitória, fertilizantes, Triângulo Mineiro, Goiás e Mato Grosso


Raio-X da fábrica da FTO

Investimento: R$ 91 milhões

Empregos gerados: 200 

Capacidade de armazenagem: 100 mil toneladas

Expedição diária: até 6 mil toneladas

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura