Parceria internacional vai pesquisar fertilizante

​Reunião na sede da Embrapa Solos, no dia 17 de maio, celebrou parceria em pesquisa de fertilizantes entre o centro de pesquisa carioca e a multinacional norte-americana Harsco Minerais

18.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias

Reunião na sede da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), no dia 17 de maio, celebrou parceria em pesquisa de fertilizantes entre o centro de pesquisa carioca e a multinacional norte-americana Harsco Minerais.

“Nosso trabalho vai testar a performance do fertilizante agrosilício, produzido pela empresa norte-americana, a partir da escória de siderurgia”, revela a pesquisadora Embrapa Solos, Eliane Clemente. “O aval da Embrapa é muito importante para a Harsco”. O trabalho entre as empresas também será útil para o estudo da Rede FertBrasil (a rede de pesquisa em fertilizantes da Embrapa).

Durante três anos, a partir de julho, no campo experimental da Embrapa Gado de Leite (Coronel Pacheco, MG) e em casa de vegetação da UFRRJ, será avaliado o comportamento do agrosílicio na produção de capim (brachiaria brizantha e mombaça), sua possível maior resistência ao ataque das cigarrinhas e sua eficiência em pastagens submetidas a déficit hídrico.

O agrosílicio age na correção da acidez do solo, utilizado no lugar do calcário, e também ajudando na incorporação de cálcio e magnésio pelas plantas.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024