Passo Fundo (RS) receberá o FieldView Experience 2019

Evento passará por 32 cidades para apresentar a evolução da plataforma de agricultura digital

11.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Guilherme Soares

Sabendo da necessidade de tecnologias e pensando em ajudar nas tomadas decisões cada vez mais precisas e assertivas, a Climate - braço de agricultura digital da Bayer – vai anunciar a evolução da plataforma de agricultura digital Climate FieldView. As mudanças na ferramenta serão explicadas e demonstradas ao produtor no dia 11 de junho, no Gran Palazzo Centro de Eventos, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Evento FieldView Experience 2019

Ao participar do FieldView Experience 2019, os agricultores e parceiros poderão entender como as mudanças na ferramenta funcionarão na prática. A Climate preparou uma maquete em 3D com interatividade holográfica mostrando como é a plataforma, além de uma mesa interativa, em que será possível ver como a Climate auxilia o agricultor, gerando relatórios e provendo informações em diferentes momentos da safra - plantio, pulverização e colheita e uma área de realidade aumentada. Os produtores também poderão ver que a plataforma de agricultura digital da Bayer é compatível com quase todas as marcas de máquinas presentes no mercado.

"Nestes dois anos no mercado brasileiro, já somamos 5 milhões de hectares mapeados. A Climate FieldView já é compatível com máquinas e equipamentos de plantio, pulverização e colheita das principais marcas do mercado como a Case IH, Massey Ferguson, New Holland, Valtra, John Deere e Stara. Nesse período também foram desenvolvidas outras compatibilidades com empresas nacionais, como Tatu/Marchesan, Baldan, KF, Pro Solus e Jumil, principalmente para sistemas de plantio, possibilitando que um maior número de agricultores tenha acesso ao FieldView. São mais de 3 mil máquinas conectadas ao Drive", conta o líder da Climate para a América do Sul, Mateus Barros.

A missão da Climate é ajudar todos os agricultores do mundo a aumentar, de forma sustentável, sua produtividade por meio do uso de ferramentas digitais. Lançada nos Estados Unidos em 2015, a plataforma Climate FieldView oferece aos produtores uma compreensão mais profunda de seus campos para que os agricultores possam tomar decisões operacionais baseadas em informações concretas para otimizar a produção, maximizar a eficiência e reduzir possíveis riscos.

A Climate FieldView está, atualmente, em mais de 24 milhões de hectares nos Estados Unidos, Canadá, Brasil e Europa. Ela se tornou rapidamente a plataforma mais amplamente conectada do setor e continuará a se expandir para outras regiões globais nos próximos anos. À medida que a inovação no segmento de agricultura digital continua a crescer no mundo, a Climate continua buscando oportunidades para fornecer aos agricultores informações necessárias para ajudar a melhorar sua produtividade.

Nova Compatibilidade do Climatw FieldView

Os principais modelos de máquinas e equipamentos de plantio e pulverização da Stara passam a ser compatíveis com a plataforma Climate FieldView da Bayer. "Essa compatibilidade era uma demanda antiga de nossos clientes agricultores e a Stara é uma marca nacional bastante relevante, com presença nas principais regiões do país", explica Barros. 

Após dois anos no mercado brasileiro, a plataforma Climate FieldView já é compatível com máquinas e equipamentos de plantio, pulverização e colheita das principais marcas do mercado como a Case IH, Massey Ferguson, New Holland, Valtra, John Deere e agora Stara. Nesse período também foram desenvolvidas outras parcerias com empresas nacionais, principalmente, para sistemas de plantio, possibilitando que um maior número de agricultores tenha acesso à tecnologia.

Outra novidade é que a partir desta safra, estarão disponíveis as prescrições manuais de sementes e fertilizantes. Com base em mapas de solo, o agricultor poderá avaliar, junto com a equipe da fazenda, a necessidade de cada talhão e criar prescrições para aplicação em taxa variável de sementes e adubo, considerando os diferentes ambientes da fazenda.

"A agricultura é tipo um esporte coletivo: é um time composto pelo agricultor, uma empresa de agricultura de precisão, um distribuidor de insumos, a equipe da fazenda, todos trabalhando para tomar melhores decisões. E as prescrições manuais são uma ferramenta importantíssima para este time", conta Barros.

Para facilitar o trabalho de quem está no campo, a Climate ouviu quem mais entende do negócio: o agricultor. Por isso, a partir de agora, a plataforma Climate FieldView será oferecida em dois planos com licenças anuais. São duas maneiras de deixar a fazenda mais digital.

Plano de Entrada

Esse é o plano que não inclui o mapeamento das operações com o FieldView Drive. Assim, qualquer agricultor pode iniciar a sua jornada na agricultura digital, podendo ter acesso ao Diagnóstico FieldView – imagens de satélite, que permitem o acompanhamento e desenvolvimento da lavoura, adicionando também marcações de monitoramento e criando regiões georreferenciadas. Além disso, o produtor poderá importar mapas de solo dos seus talhões, mapas das operações de safras anteriores e, ainda, receberá previsão do tempo diária. Esta é a chance de o agricultor ter os dados da lavoura agrupados em um só lugar e iniciar sua jornada na agricultura digital.

Plano Plus

O Plano Plus é a solução completa para o agricultor que deseja ter o mapeamento em tempo real de suas operações, gerando mapas em alta resolução diretamente da cabine do maquinário em tempo real. Com o drive conectado à máquina, a ferramenta fará o mapeamento do plantio, pulverização e colheita. Além disso, com o Plano Plus o produtor poderá fazer análises mais completas, permitindo a tomada de melhores decisões, baseadas em dados, e o acesso aos relatórios e análises agronômicas das operações.

"O uso da agricultura digital está contribuindo para que o agricultor maximize a produtividade e consiga aumentar lucratividade, sem comprometer a sustentabilidade do negócio. Nós chegamos ao Brasil em 2017 para facilitar a visualização e análise das informações geradas nas operações agrícolas. Com a plataforma Climate FieldView™ é possível ter a fazenda na palma da mão e corrigir os problemas que podem afetar um ano inteiro de planejamento em tempo real. Nestes dois anos já implementamos mais de 140 novas funcionalidades na ferramenta. Esta é a vantagem de sermos um negócio digital", afirma Barros.

O FieldView Experience 2019 também passará por outras cidades no Rio Grande do Sul. Confira a agenda:

Ijuí – 14/06

Santa Maria – 17/06

Vacaria – 18/06

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024