Pela primeira vez no mercado, solução da BASF une inoculante biológico e produto químico para cana-de-açúcar

Muneo BioKit traz novo conceito de solução integrada que controla pragas e doenças e promove o desenvolvimento da planta

29.11.2018 | 21:59 (UTC -3)
Roberta Silveira

O Muneo BioKit é uma novidade da BASF que une produtos químico e biológico em tecnologia inédita para o cultivo da cana-de-açúcar. A parte química é composta pelo Muneo, produto com ação inseticida e fungicida. O produto biológico é o Aprinza, inoculante que atua como promotor de crescimento de raízes e parte aérea, além de contribuir com uma maior absorção de nutrientes.

O Aprinza é resultado da parceria da BASF com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com o apoio da Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

O Muneo BioKit  proporciona aumento de produtividade de até 18%, com melhora no crescimento e no desenvolvimento da cana-de-açúcar. A solução pode ser usada em todas as variedades cultivadas no país. A tecnologia foi testada em campo por mais de cinco anos. 

“A inovação possui performance sem precedentes no mercado, otimiza o potencial produtivo da cana-de-açúcar, auxilia no desenvolvimento do sistema radicular, aumenta a absorção de nutrientes com maior crescimento e resistência, contribuindo assim com um manejo mais sustentável”, afirma a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Dra. Veronica Massena Reis.

Além de promover o crescimento da planta, o Muneo BioKit também é eficiente no controle de importantes pragas e doenças. Destaque para as doenças podridão abacaxi (Ceratocystis paradoxa) e podridão vermelha (Colletotrichum falcatum), além de pragas como o gorgulho (Sphenophorus levis) e cupins (Heterotermes tenuis). A solução apresenta efeito supressor em pragas como a broca-da-cana (Diatraea saccharalis) que podem comprometer os canaviais caso o manejo não seja feito corretamente.

O chefe-geral da Embrapa Agrobiologia, Gustavo Xavier, explica que o Aprinza é o primeiro inoculante desenvolvido especialmente para o uso na cana-de-açúcar (Saccharumofficinarum) e representa um marco para a Embrapa, que há mais de duas décadas realiza pesquisas sobre FBN em cana-de-açúcar. “Esse insumo biológico faz parte de uma tendência mundial para garantir a sustentabilidade do agro com menor custo de produção. A tecnologia é comemorada pois é resultado de pesquisa de qualidade, realizada com persistência e criatividade”, afirmou o gestor.

“O Muneo BioKit traz ganhos operacionais ao plantio da cana, devido a sua fácil aplicação que otimiza o manejo no plantio e leva mais segurança ao agricultor. A solução também oferece um excelente controle das principais pragas e doenças que promovem danos à cana-de-açúcar, pois integra manejo químico com biológico, potencializando os resultados nos canaviais”, explica o gerente de Marketing de cana-de-açúcar da BASF, Leandro Pessente.

“O setor sucroenergético é um dos mais importantes para a economia brasileira. A BASF sabe dos desafios enfrentados pela cadeia produtiva da cana-de-açúcar e por isso investe em soluções inovadoras que proporcionam produtividade e qualidade. O lançamento do Muneo BioKit reafirma o nosso compromisso com a longevidade dos canaviais e contribui para o legado do agricultor”, afirma o diretor de Marketing da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF no Brasil, Marcelo Batistela.

Benefícios do Muneo BioKit

A sinergia entre Muneo e Aprinzapotencializa os resultados obtidos com o Muneo BioKit. A união entre químico e biológico promove uma série de benefícios nos canaviais. Os principais são:

-       aumento de produtividade de até 18%;

-       melhor enraizamento e desenvolvimento da planta com mais vigor;

-       manejo racional de nematóides;

-       ganhos operacionais com a utilização de dois produtos diretamente no sulco de plantio, no momento da cobrição;

-       maior sustentabilidade, por utilizar produto biológico inédito no mercado;

-       controle das principais pragas e doenças da cultura;

-       aumento da absorção de nutrientes;

-       canavial com maior longevidade, aumentando a vida útil da plantação e consequentemente a rentabilidade do cultivo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024