Perfect Flight e Strider anunciam parceria na conexão dos softwares

Crescimento de agtechs no Brasil incentiva a integração de sistemas no agronegócio

21.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
Juliana Cabral

De acordo com o Radar AgTech 2019, um mapeamento do ecossistema de inovação no agro realizado pela Embrapa, SP Ventures e consultoria Homo Ludens, existem mais de 1.100 startups no agronegócio, das quais 80% estão localizadas no estado de São Paulo – a capital lidera o ranking nacional com 262, seguida por Piracicaba (41), Campinas (38) e Ribeirão Preto (37). Mas com tantas ferramentas que levam ao aumento de produtividade, sustentabilidade, dentre outras melhorias no campo, o caminho agora é integrar para facilitar a rotina do produtor rural. Foi o que os sistemas de inteligências de dados Perfect Flight e Strider fizeram.

Como as duas tecnologias se completam, elas resolveram se unir. A Strider desenvolve soluções digitais que impactam a operação das fazendas, com foco no controle fitossanitário e uso eficiente de insumos, aliado ao que existe de mais moderno em informações de maquinário e clima, a fim de garantir um aumento de produtividade e redução nos custos. É uma ferramenta que entrega análises e dados para que o produtor tome decisões assertivas e no momento ideal. Já a Perfect Flight oferece rastreabilidade da pulverização, com geração de dados que levam o produtor a economizar tempo e gastos na aplicação de defensivos agrícolas, além de promover a sustentabilidade no campo, com atenção às áreas restritas e rotas bem definidas.

Agora, os softwares poderão atuar de maneira integrada, otimizando os resultados nas propriedades e fomentando a agricultura de precisão. Tudo com foco em agilizar as definições nas fazendas e tornar a rotina mais prática e efetiva. “Nossos clientes e parceiros entendem que a tecnologia é fundamental para a qualidade da produção, mas reclamavam pelo excesso de plataformas. A parceria com a Perfect Flight é justamente uma maneira de complementar nosso produto e resolver esse pedido recorrente no campo”, afirma Paulo Vianna, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Strider.

A ação conjunta das startups terá início neste fim de ano e poderá ser requisitada pelos clientes da Strider. “Além de facilitar o trabalho nas propriedades rurais, a parceria amplia nossa atuação e dissemina a força tecnológica para a agricultura. Ao abrangermos os produtores atendidos pela Strider, consolidaremos ainda mais o poder da inteligência artificial no agronegócio”, ressalta Leonardo Luvezuti, gestor de operações da Perfect Flight.

u

A Perfect Flight nasceu em São João da Boa Vista, interior paulista, em 2015, para resolver falhas de rastreabilidade na pulverização aérea, já que, até então, o produtor não conseguia controlar e saber sobre a eficiência da aplicação de defensivos químicos. A ferramenta desenvolvida pela startup disponibiliza dados de georreferenciamento que produzem um plano de voo exato para o piloto, evitando sobreposições, desperdícios e aplicações em lugares indevidos. Ainda, ao final da aplicação, oferece uma série de informações e comparativos para análises, permitindo aprimorar constantemente a pulverização. Mais de 3 milhões de hectares já foram monitorados pelo aplicativo da startup.

Para ampliar sua força de mercado e, principalmente, acompanhar o desenvolvimento do agronegócio, a Perfect Flight busca se aproximar de outras empresas e startups que oferecem soluções para o campo, a fim de verificar possibilidades de integração de sistemas com foco na efetividade dos resultados para o produtor. Foi dessa maneira que a Perfect Flight e a Strider estabeleceram a parceria de unificação dos softwares.

A Strider é uma agtech que faz parte do grupo Syngenta, localizada em Belo Horizonte (MG), cidade que está em 8ª colocação no ranking de startups no Brasil. Focada em soluções para o agronegócio, a Strider foi criada em 2013 e lançou o primeiro software de monitoramento e controle de pragas com uso da tecnologia da informação. O aplicativo acompanha o dia a dia de mais de 3 mil fazendas no mundo inteiro, somando 4 milhões de hectares monitorados.

“Integrar o sistema com outras plataformas e manter a evolução do serviço prestado aos produtores são nossas ambições, inclusive para o próximo ano. O caminho da tecnologia no agronegócio está em crescimento e o Brasil está sendo visto como referência nessa área. Temos que acompanhar as inovações do mercado”, diz o gestor de operações da Perfect Flight.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024