Perspectivas de produção de etanol na Região Sul serão apresentadas em seminário

Nas últimas décadas, as fontes renováveis de combustíveis de base biológica, em especial o etanol, têm sido consideradas como alternativa à matriz energética convencional

23.11.2015 | 21:59 (UTC -3)
UPF

A maior parte da energia consumida no mundo é derivada de fontes como petróleo, carvão e gás natural. Essas fontes, no entanto, não são renováveis e podem se esgotar em data futura. Nas últimas décadas, as fontes renováveis de combustíveis de base biológica, em especial o etanol, têm sido consideradas como alternativa à matriz energética convencional. Porém, existe a necessidade de ampliação da oferta de matérias-primas para produção de etanol, o que tem levado empresas e países a investirem em pesquisas para maior utilização de matérias-primas alternativas, como amiláceos e biomassa microalgal.

A demanda atual pelo aumento da produção de etanol, aliada à disponibilidade de matérias primas no Rio Grande do Sul, são assuntos de interesse da comunidade e, nesse contexto, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) e em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), promove o Seminário “Perspectivas de Produção de Etanol na Região Norte do RS". O evento acontece no dia 3 de dezembro, no Centro de Eventos, Campus I da UPF e conta com o apoio da Embrapa Trigo, Emater e Corede Produção, além de outras instituições. O debate é coordenado pela professora Luciane Maria Colla.

Programação

A programação do Seminário “Perspectivas de Produção de Etanol na Região Norte do RS" inicia na manhã do dia 3 de dezembro. Às 8h, acontece a entrega dos materiais e, às 9h, a solenidade de abertura. A palestra de abertura inicia às 10h e será proferida pelo professor Cícero Humberto Nogueira, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A “Produção de Etanol no RS" é o tema da palestra com o Engenheiro Agrônomo da Emater/Ascar Valdir Pedro Zonin. A atividade inicia às 10h45min. À tarde, às 14h, os participantes terão a palestra “Culturas para produção de Etanol amiláceo e a pesquisa da Embrapa para o sul do Brasil", com o pesquisador Dr. Alfredo do Nascimento Júnior, da Embrapa Trigo. Posteriormente, os tema abordados serão “Produção de etanol microalgal", com a professora Dra. Luciane Maria Colla, e “Produção de etanol de sorgo sacarino", com o professor Dr. Valter Boller. O evento encerra às 16h.

Inscrições e informações

As inscrições para o Seminário “Perspectivas de Produção de Etanol na Região Norte do RS" podem ser realizadas por meio do site www.upf.br/eventos. Mais informações sobre o evento podem ser consultadas em contato pelo telefone (54) 3316-8171 ou pelo e-mail ppgcta@upf.br.

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco