​Pesquisa com brotação da macieira é premiada no Top Ciência

Durante a 11ª edição do prêmio Top Ciência Basf, o pesquisador Fernando José Hawerroth foi premiado pelo trabalho “Aplicações sequenciais de indutores de brotação na cultura da maciei

25.08.2017 | 20:59 (UTC -3)
Bruno Gava Tramontina

Durante a 11ª edição do prêmio Top Ciência Basf, o pesquisador Fernando José Hawerroth foi premiado pelo trabalho “Aplicações sequenciais de indutores de brotação na cultura da macieira", na categoria de Cooperação Técnica e subcategoria de fisiologia. Realizada no dia 16 de agosto, em Campinas (SP), essa edição premiou 14 projetos e teve como tema central a proteção e o manejo integrado do sistema produtivo para alcançar bons resultados nas lavouras agrícolas.

O trabalho premiado no evento aborda a utilização de aplicações sequenciais, em duas etapas, de indutores de brotação na cultura da macieira. Segundo Hawerroth, esse manejo proporciona significativo aumento da proporção de gemas brotadas e de uniformidade de brotação/florescimento, sendo uma ferramenta interessante para utilização em pomares mais vigorosos e em anos de menor ocorrência de frio durante o período de outono/inverno. "A indução de brotação de gemas é uma fase crítica no manejo da cultura da macieira, tendo reflexos diretos sobre a capacidade produtiva dos pomares. Para as condições brasileiras esse manejo é imprescindível para garantir uma boa produção”, comenta o pesquisador.

O Top Ciência é um dos principais fóruns de discussão para o desenvolvimento de soluções sustentáveis no mercado agrícola e que prioriza o conceito de co-criação e inovação aberta, fomentando o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com instituições de pesquisa e especialistas. O evento é bianual e reúne profissionais do agronegócio da América Latina que se destacam com trabalhos científicos inovadores em prol da agricultura sustentável.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024