NOTÍCIAS

Pesquisa comprova eficácia da aveia no controle cultural de nematoides

Entre as vantagens do cultivo de aveia no inverno está a formação da palhada, que atua na proteção do solo e também no controle de algumas pragas, como os nematoides.

A bióloga e mestranda em agronomia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Cláudia Fernanda Carraro Lemes, está estudando o uso de espécies de aveias resistentes ou antagônicas no controle cultural dos nematoides. Ela apresentou os resultados preliminares da pesquisa durante a XXXVII Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, que aconteceu de 21 a 23 de março na UPF.

A estudante está utilizando 10 genótipos de aveias pretas e brancas. Dentre elas, estão as cultivares de aveia preta Agro Esteio e Agro Quaraí, da Agroalpha, e a linhagem AF 12202, da mesma empresa.

Em estudos preliminares, Cláudia concluiu que todos os materiais são resistentes ao nematoide de galha Meloidogyne javanica, e podem ser utilizados para prevenir uma infestação da praga. A mestranda dará continuidade ao seu trabalho avaliando as reações dos mesmos genótipos ao nematoide de galha Meloidogyne incognita.

Cláudia está sendo orientada pelas professoras Carolina Deuner e Simone Basso, da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF.
ver mais notícias