Pesquisa de campo avalia safra regional e efeitos da crise hídrica na produção de milho do Piauí

As culturas avaliadas são as de maior projeção no estado, como soja, milho, arroz, feijão, algodão, sorgo

17.08.2021 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Começa nesta terça-feira (17/08), no Piauí, a pesquisa para a última atualização dos números de safra, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que segue até sábado (21). Os dados vão compor o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, concluindo o ciclo que será divulgado no dia 9 de setembro.

No caso do Piauí, o trabalho será feito em campo, junto aos produtores da mesorregião sudoeste do estado, além de pesquisa com tradings, associações de produtores e demais informantes, para levantar o total da área plantada, a produtividade média obtida, situação climática, calendário agrícola (plantio e colheita), crédito de custeio e demais variáveis que implicam no resultado da Safra de Grãos 2021.

As culturas avaliadas são as de maior projeção no estado, como soja, milho, arroz, feijão, algodão, sorgo. “Estamos analisando especialmente o milho 2ª safra, que sofreu estresse hídrico na fase crítica de enchimento de grãos”, explica o superintendente da Conab no Piauí, Danilo Viana. “Além disso, aproveitaremos o levantamento para realizar a pesquisa de preços dos itens que compõem o custo de produção da soja e do milho na região sudoeste piauiense (cerrado)”, acrescenta Viana. 

Ao todo, serão percorridos 16 municípios produtores, começando por Teresina, Landri Sales, Sebastião Leal, Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro. O segundo roteiro inclui Bom Jesus, Currais, Palmeira do Piauí, Alvorada do Gurguéia, Gilbués e Monte Alegre. No último percurso, os técnicos da Companhia passarão também por Santa Filomena / São Gonçalo do Gurguéia, Corrente, Cristalândia e Barreiras do Piauí. 

O Piauí é o terceiro maior produtor de grãos do nordeste, ficando atrás apenas da Bahia e Maranhão. Além do trabalho de campo junto aos produtores, a Conab possui ainda uma rede de 294 informantes do setor de grãos e fibras no estado, que contribuem com dados para o levantamento de safra.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024