NOTÍCIAS

​Pesquisa de estoque privado de arroz será realizada por meio eletrônico

Neste ano, o levantamento de estoques privados de arroz realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderá ser preenchido de forma mais prática e moderna, por meio eletrônico. A iniciativa visa dar mais agilidade e transparência na apuração das informações.

Produtores e armazenadores de arroz poderão informar a posição dos seus estoques pelo Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp). Nesta semana, armazéns e depósitos que estiverem cadastrados no Sipesp já começam a receber os códigos de acesso ao Sistema por e-mail, nos endereços eletrônicos já informados para a Companhia. O preenchimento das informações deverá ser feito entre os dias 2 e 17 de março, com a posição dos estoques em 28 de fevereiro de 2017.

Por meio do Sipesp será possível a visualização dos dados cadastrais dos armazéns vinculados ao CNPJ / CPF , a atualização do endereço de correspondência e conhecimento do respectivo histórico dos estoques informados em pesquisas anteriores. Armazéns não cadastrados na Conab podem ser incluídos no Sipesp como depósitos. Só o próprio armazenador ou o responsável pela unidade armazenadora ou depósito é que terá acesso às informações.

Os produtores e armazenadores que não possuem e-mail ou cadastro no Sipesp receberão o formulário pelos Correios, como em anos anteriores, nos próximos dias. Quem receber o documento por carta deve devolver o formulário para a Conab pelos Correios ou pelo e-mail estoque-privado@conab.gov.br até 17 de março. Os armazenadores de arroz que não receberem o formulário nem a senha para acesso ao Sipesp devem entrar em contato com a Conab até o dia 15 de março.

Os volumes devem ser informados separadamente, por unidade armazenadora, cadastrada ou não, e por tipo - casca ou beneficiado e não devem incluir os estoques da nova safra. Mesmo que o produtor ou armazendor não tenha estoques na data de referência indicada, o formulário deve ser preenchido. A pesquisa vai mostrar o estoque final do produto em casca e beneficiado da safra 2015/2016.

Realizada anualmente pela Conab, a pesquisa de estoques privados de arroz contribui para o planejamento governamental e para a formulação de políticas públicas de fomento à produção e à produtividade agrícola e que garantam regularidade do abastecimento alimentar. O levantamento é feito nos estados onde se concentra a maior parte da produção nacional.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura