Pesquisa demonstra potencial da cobertura do solo com filme plástico na implantação de pomares

Experimentos foram feitos em plantios comerciais de laranjeira-doce no estado de SP e tiveram resultados positivos

21.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fundecitrus

Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Fundecitrus e da Embrapa avaliou o efeito da cobertura do solo com filme plástico no crescimento vegetativo e na produção inicial de laranjeiras-doces no estado de São Paulo. Os resultados demonstraram efeitos positivos da cobertura com filme plástico (mulching) até o terceiro ano de sua aplicação.

A cobertura do solo com plástico é uma prática utilizada para otimizar o desempenho agronômico de diferentes culturas. Seu uso diminui a amplitude térmica do solo e mantém a umidade, controla ervas daninhas e permite um uso mais eficiente de nutrientes aplicados no solo – fatores que, juntos, aumentam a produtividade em diferentes safras.

Além disso, ao mudar a quantidade e o tipo de luz refletida, pode afetar o crescimento da planta e também repelir ou desorientar pragas ou insetos vetores de hábitos diurnos. O uso de cobertura plástica metalizada em citros já foi capaz de reduzir em quase 50% o número de brotos infestados com o psilídeo, por exemplo.

Até então, não se conhecia o comportamento do uso de cobertura plástica nas condições de cultivo de citros no Brasil. As pesquisas conduzidas relataram o crescimento vegetativo e da produção inicial de laranjeiras-doces até 3,5 anos após o plantio, manejadas com diferentes filmes plásticos (cor branca/preta ou prata/preta) em quatro localidades do estado de São Paulo.

Foi constatado um aumento médio de 27% do volume de copa e de 33% da produção média por planta em relação à área sem cobertura, especialmente até o terceiro ano de aplicação do plástico, com redução gradativa conforme a degradação do material. Observaram-se maiores incrementos relativos das variáveis avaliadas com o uso da cobertura nos experimentos de sequeiro em relação aos irrigados, enquanto o efeito de filmes nas cores branca/preta e prata/preta foi similar.

Concluiu-se que a cobertura do solo com filme plástico na linha de plantio tem potencial para aumentar o crescimento vegetativo e a produção de frutos de laranjeira-doce até o terceiro ano após a aplicação, permitindo reduzir custos de produção.

Confira o artigo completo: Potential of soil cover with plastic film for the setting of sweet orange orchards. Revista Brasileira de Fruticultura 43(3) e-734, 2021. (doi: 10.1590/0100-29452021734), disponível aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024