Pesquisa lança livro Pêssego, Nectarina e Ameixa

Estudo reúne 500 perguntas e 500 respostas em livro lançado sobre frutas de caroço

19.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps ​

A Embrapa Clima Temperado lança  neste final de semestre o livro Pêssego, Nectarina e Ameixa - O produtor pergunta, a Embrapa Responde, que faz parte da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, um dos canais de maior sucesso, concebidos pela Embrapa, para suprir produtores com informações claras e objetivas sobre um tema específico da agricultura ou pecuária. A obra traz em foco uma das principais cadeias produtivas em fruticultura da região Sul em 21 capítulos.Os editores são pesquisadores da Unidade de pesquisas localizada em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O município é responsável pela produção de 95% do pêssego em calda , processado  de forma industrial, em todo o Brasil.  

Pêssego, Nectarina e Ameixa

O produtor pergunta, a Embrapa Responde, em 290 páginas, traz uma síntese das principais informações disponíveis sobre as culturas do pêssego, da nectarina e da ameixa. É elaborado em forma de perguntas e respostas, permitindo que os interessados nessas frutas identifiquem entre as 500 perguntas e 500 respostas, alguma das suas dúvidas e as respostas que gostariam de receber , de acordo com cada situação.  

Em 21 capítulos, uma equipe de especialistas responde as questões mais frequentes, levantadas por agricultores, técnicos e consumidores sobre melhoramento genético, cultivares, clima, produção de mudas, instalação de pomares, adubação, manejo do pomar, irrigação, pragas, doenças, colheita, pós-colheita, comercialização, processamento, entre outros. Os editores técnicos são os pesquisadores Newton Alex Mayer, Rodrigo Cezar Franzon e Maria do Carmo Bassols Raseira.  

A obra traz, portanto, uma contribuição para o avanço do conhecimento das cadeias produtivas dessas fruteiras, em benefício de produtores, técnicos e da sociedade brasileira em geral. Para o Chefe-Geral, Clenio Pillon,  o conjunto das informações apresentadas, embora bastante abrangente, não pretende ser a única fonte de consultas, mas uma fonte de consulta de acesso facilitado, simples e objetivo, na qual sejam encontradas as respostas para os principais questionamentos sobre essas frutas. "Espera-se, também, que essas informações possam auxiliar no cultivo racional, eficiente e rentável do pessegueiro, da nectarineira e da ameixeira, de forma que os consumidores possam ter acesso a frutas de alta qualidade, sejam in natura, sejam processadas", declarou Pillon.  

Os interessados podem ter acesso a publicação e adquiri-la através do link.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024