Pesquisa revela que 85% dos distribuidores de insumos agrícolas planejam investir no aumento de suas redes

Constatação foi divulgada no Fórum Abisolo, que prossegue nesta quinta (11/04), em Campinas/SP

11.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Noemi Oliveira

Os distribuidores de insumos agrícolas e veterinários estão otimistas. Nada menos que 85% deles planejam investir na ampliação de seus quadros, como técnicos agrícolas, veterinários e engenheiros florestais para reforçar suas redes de vendas. Um percentual menor, mas ainda expressivo (53%), revela planos de abrir novas filiais. Os dados são de um recente levantamento feito pela Andav – Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários e foram divulgados em palestra de seu presidente executivo, Henrique Mazotini, no VIII Abisolo Fórum e Exposição Internacional Tecnologia & Integração, que está sendo promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo), em Campinas/SP.

“Esses resultados mostram que há uma grande oportunidade de integração para os industriais da área de nutrição vegetal”, afirmou Mazotini a uma plateia de aproximadamente 600 profissionais, técnicos e empresários da área presentes no evento. O dirigente da Andav afirmou que outra constatação do levantamento feito foi a de que o segmento tem como uma das maiores preocupações é o volume de crédito a ser concedido para os produtores para o financiamento dos insumos agrícolas. O estudo apontou que 19% dos entrevistados disseram que acesso a crédito é hoje uma das maiores dificuldades da distribuição.

O levantamento da Andav constatou ainda que, nos últimos cinco anos, vem se consolidando um cenário marcado pela entrada no segmento de grandes corporações e fundos de investimento nacionais e internacionais, originando os chamados “gigantes da distribuição”. Outro dado interessante é que 78% dos distribuidores afirmam que estão interessados em receber propostas de investimento de empresas e de fundos de investimento. Toda essa movimentação é reflexo da realidade de uma agricultura que, cada vez mais, demanda capital de giro porque é necessário mais investimento para auferir produtividade e competitividade.

O VIII Fórum Abisolo terá sequência nesta quinta (11/04) com os seguintes painéis: O Futuro é Agro: Proposta de Plano de Governo 2020/2030, a cargo do pesquisador Elisio Contini, da Embrapa SIRE Brasília; O Rearranjo das Relações Internacionais e os Impactos no Agronegócio Brasileiro, a cargo de Guilherme Casarões (FGV-EAESP); A Força do Agronegócio no Novo Cenário Político, com o professor Carlos Melo, do INSPER; A Economia: Perspectivas para a Economia 2018-2020, com o economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados. Todos os painéis terão como mediador o jornalista Willian Waack.

Estão programados ainda as seguintes palestras: sobre agricultura digital o destaque será Processamento de Imagens com Enfoque em Nutrição de Plantas, a cargo de Lucio de Castro Jorge, da Embrapa Instrumentação; e Substâncias Húmicas: Uma Nova Abordagem para a Valorização dos Fertilizantes Orgânicos Compostos, a ser proferida por Elke J.B. Cardoso, da ESALQ. O evento será encerrado com duas palestras internacionais a cargo da professora Vitória Fernandez, da Universidade Politécnica de Madrid-Espanha, que abordará Nutrição Foliar: Fundamentos Científicos e Técnicas de Campo; e da professora Maria Del Carmén Salas Sanjuan, da Universidad de Almeria-Espanha, que discorrerá sobre Fertirrigação: Manejo de Nutrição e Ferramentas de Controle e Diagnóstico.

Entre o público esperado para o VIII Abisolo Fórum e Exposição estão: empresários, investidores, compradores e agrônomos de toda cadeia produtiva da indústria de tecnologia e nutrição vegetal, além de professores, pesquisadores, profissionais de instituições de estado, cooperativas, revendas, consultorias técnicas, agricultores e estudantes de agronomia.

Serviço

VIII Abisolo Fórum e Exposição Internacional Tecnologia & Integração

Data: 10 e 11 de abril de 2019

Local: Expo Dom Pedro (Campinas/SP)

Outras informações: (11) 3251-4559 ou acesse aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024