Pesquisador da Embrapa apresentará trabalho de melhoramento de arroz em El Salvador

A LXII Reunião Anual do Programa Cooperativo Centroamericano para o Melhoramento de Cultivos e Animais será realizado pela 10ª vez em El Salvador

08.05.2017 | 20:59 (UTC -3)
Flávia Bessa

Um dos mais importantes fóruns de discussão de pesquisa agrícola na América Latina, a LXII Reunião Anual do Programa Cooperativo Centroamericano para o Melhoramento de Cultivos e Animais – PCCMCA será realizado pela décima vez em El Salvador, de 16 a 19 de maio de 2017. O evento é uma realização do Centra Nacional de Tecnologia Agropecuária e Florestal “Enrique Álvarez Córdova" – CENTA e vai reunir cerca de 350 pesquisadores da América Latina e Ásia que vão apresentar e discutir resultados e avanços da pesquisa e inovação com novas técnicas para o melhoramento tecnológico do setor agropecuário.

Entre eles, o pesquisador da Embrapa Cocais Guilherme Barbosa Abreu, especialista em melhoramento genético do arroz. “A convite do Centro de Pesquisa Agrícola Tropical, o CIAT, vai apresentar resultados parciais de trabalho de melhoramento de arroz visando o desenvolvimento de cultivares biofortificados. Desde 2015, estou coordenando atividades do projeto de pesquisa nessa área, assumindo o plano de ação esse ano. É pesquisa básica, de resultado a médio prazo, de 4 a 5 anos", detalhou Guilherme.

Melhoramento de arroz - Na ocasião, o pesquisador também participará de reunião dos melhoristas de arroz do projeto HarvestPlus, a ser realizada no dia 15 de maio de 2017 com a participação de parceiros da Colômbia, Panamá, Guatemala, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Bolívia. Essa reunião é realizada todos os anos na véspera do PCCMCA. Para mais informações, acesse http://www.pccmcaelsalvador.gob.sv/convocatoria.html e também http://www.centa.gob.sv

Mais – O Programa Cooperativo Centroamericano para o Melhoramento de Cultivos e Animais – PCCMCA nasceu em 1954 com o apoio de especialistas de países latinoamericanos, interessados em desenvolver programa cooperativo para melhorar a qualidade e produção de milho na América Central e desde então foram realizadas 61 reuniões, com sede em diferentes países fundadores do programa cooperativo.

O slogan da LXII reunião anual do PCCMCA em 2017 será “Inovação Agropecuária Inclusiva para o Bem Viver". Esse espaço científico para o intercâmbio de conhecimentos sobre a geração de tecnologias agropecuárias será compartilhado com representantes do corpo diplomático, de agências de cooperação, organismos multilaterais, organizações agropecuárias, cooperativas, organizações não governamentais, universidades e empresas relacionadas com o setor agropecuário, entre outros, que marcam presença.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024