Pesquisador do Fundecitrus apresenta resultados de estudos para repelência do psilídeo no X Encontro Brasileiro de Ecologia Química

Pesquisador do Fundecitrus participa do X Encontro Brasileiro de Ecologia Química

14.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Comunicação Fundecitrus

O pesquisador do Fundecitrus Rodrigo Facchini Magnani participou do X Encontro Brasileiro de Ecologia Química (X-EBEQ), realizado na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, de 4 a 7 de dezembro.

O pesquisador falou sobre o andamento das pesquisas da instituição com uso de estratégia biotecnológica para repelência do psilídeo, inseto transmissor do greening, e os resultados preliminares alcançados em testes de laboratório do Fundecitrus. “As avaliações têm se mostrado positivas para uma molécula que identificamos ser repelente ao inseto. Os testes agora serão feitos em campo”, diz Magnani.

No mesmo encontro o pesquisador Walter Leal, da Universidade de Davis (UCDavis), da Califórnia (Estados Unidos) anunciou a identificação de feromônio que atrai o psilídeo e que no futuro, poderá ser utilizada em armadilhas adesivas, principal método de monitoramento do inseto, o que proporcionará aumento de sua captura.

“Este evento tem tradição, é reconhecido pela comunidade científica pela excelente qualidade dos resultados que são apresentados, pela participação de renomados pesquisadores nacionais e internacionais que são formadores de opinião em ciência de base e aplicada à solução dos problemas enfrentados na agricultura, além das diversas outras áreas em que a ecologia química se aplica”, conta Rodrigo Facchini Magnani.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024