NOTÍCIAS

Pesquisador ministra curso sobre uso de drone em projeto de citros

O projeto Citros Amazonas tem como objetivo geral buscar sustentabilidade ambiental e econômica do agronegócio citros no Amazonas. - Foto: Adrielly Novaes

O engenheiro-agrônomo Romulo Carvalho, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ministra, nos dias 5 e 6 de novembro, curso técnico de monitoramento digital de coberturas vegetais na entrelinha de citros por meio do uso de imagens aéreas de aeronaves remotamente pilotadas (ARP). O curso visa capacitação técnica no uso de softwares livres que auxiliam, com precisão, a análise de imagens aérea de coberturas vegetais a partir de padrões de cores pré-estabelecidos, utilizando-se artifícios de inteligência artificial (redes neurais supervisionadas) para reconhecer padrões e classificar a imagem aérea, possibilitando o monitoramento temporal sistemático do desenvolvimento da cobertura nas entrelinhas dos citros e visando determinação de percentuais totais dos padrões das coberturas.

O treinamento é ofertado à estudante Laiane Sherly Gomes Torres, bolsista da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que atua no projeto “Avaliação de novas combinações de copas/porta-enxertos, manejo fitossanitário e boas práticas de cultivo em citros no Estado do Amazonas”, mais conhecido como Citros Amazonas, liderado por José Eduardo Borges de Carvalho, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura. As despesas da viagem da bolsista a Cruz das Almas foram custeadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O projeto Citros Amazonas tem como objetivo geral buscar sustentabilidade ambiental e econômica do agronegócio citros no Amazonas pela geração, adaptação e transferência de tecnologias em boas práticas agrícolas e diversificação de combinações de copas/porta-enxertos, contribuindo para a melhoria do processo produtivo, garantindo mais sustentabilidade ambiental e comercial para o produtor.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura