Pesquisador recebe homenagem na Sociedade Americana de Entomologia

​O pesquisador da Embrapa Antônio Ricardo Panizzi, foi homenageado durante a realização da Reunião Anual da Sociedade Americana de Entomologia (ESA), em Denver, Colorado

27.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes​

O pesquisador da Embrapa Antônio Ricardo Panizzi, foi homenageado durante a realização da Reunião Anual da Sociedade Americana de Entomologia (ESA), em Denver, Colorado, no dia 7 de novembro. Panizzi é o primeiro brasileiro a receber o prêmio “2017 International Branch Distinguished Scientist Award” (Prêmio para Cientista Destaque da Secção Internacional), conferido anualmente a pesquisadores com carreira científica de destaque no cenário internacional.

Na ocasião ele proferiu a palestra intitulada “Forty-three years of stink bug research: It's been fun so far” (Quarenta e três anos de pesquisas com percevejos: até agora tem sido divertido!), onde apresentou suas principais contribuições na Entomologia. O pesquisador destacou o orgulho em representar a Embrapa na entomologia mundial: “Considero a Embrapa uma excelente organização, a qual devo muito da minha reputação como cientista internacionalmente conhecido”.

O pesquisador desenvolveu a maior parte da sua carreira de 43 anos como entomologista alocado na Embrapa Soja, em Londrina, PR, e atualmente trabalha na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS, sempre pesquisando os percevejos-pragas das grandes culturas. Editou cinco livros e publicou 141 artigos em revistas indexadas. Por mais de 25 anos atua como professor-convidado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde leciona uma disciplina e orienta alunos de mestrado e doutorado.

Na Embrapa, além de atuar como pesquisador, participou do Projeto-Labex como cientista visitante para prospectar novas tecnologias e implementar redes de colaboração em pesquisa, junto ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Peoria, Illinois de 2002 a 2004.

Atualmente, Panizzi está concentrado em desenvolver um projeto de pesquisa para monitorar eletronicamente o comportamento alimentar e os danos dos percevejos em plantas cultivadas pelo uso do equipamento conhecido por EPG (electricalpenetrography). Ele considera esse um avanço importante para melhor entender e manejar os percevejos-pragas das grandes culturas.

Antônio Panizzi foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) de 2008 a 2012, e é Sócio Honorário da Sociedade. Atualmente é o Delegado Internacional da SEB e membro do seu Conselho Deliberativo.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024