Pesquisadores da UFPEL simulam trajetória de gafanhotos

Em uma das simulações, insetos podem ficar próximos de Los Conquistadores, província de Entre Ríos (AR), em torno de 100 km da cidade de Barra do Quaraí no RS

21.07.2020 | 20:59 (UTC -3)
Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear da UFPel

Os pesquisadores do GDISPEN têm trabalhado na simulação da trajetória da nuvem de gafanhotos que está atualmente na Argentina, próxima da divisa com o Uruguai.

Desde o último sábado, o grupo tem apresentado estimativas da trajetória para a nuvem de gafanhotos. Na página do laboratório são encontrados os detalhes sobre o modelo utilizado e sobre o enxame.

Comparação da localização atual da nuvem de gafanhotos e dos cenários projetados para  segunda-feira, 20/7

Na publicação do dia 19/7, foram propostos 3 cenários para as possíveis trajetórias dos insetos até o dia 23/7. Segundo o SENASA, a nuvem se movimentou no dia de hoje e chegou até a cidade de San José de Feliciano, província de Entre Ríos na Argentina. San José de Feliciano fica, em linha reta, a aproximadamente 83 km da fronteira com o Uruguai e 117km de Barra do Quaraí no RS. Na figura abaixo, apresenta-se a estimativa feita pelo GDISPEN para a segunda-feira. No gráfico, o ponto amarelo é a localização atual da nuvem. Assim, confirmou-se o primeiro cenário em que se estimou que a nuvem viajaria aproximadamente 40 km no dia de hoje.

Estimativa da trajetória da nuvem para a terça-feira, 21/7

Uma atualização para terça-feira 21/7 é apresentada na sequência, partindo da cidade de San José de Feliciano. São utilizados os dados da previsão dos campos de vento do modelo WRF, inicializada no dia 19/7 às 00UTC. Apresenta-se a estimativa de 2 possíveis trajetórias: num primeiro cenário, supõe-se que a nuvem viaje 40 km/dia; num segundo cenário, 80 km/dia. As trajetórias completas são descritas na figura a seguir (Cenário 1: círculos vermelhos; Cenário 2: círculos azuis).

Na sequência, os possíveis cenários são apresentados separadamente em animações.

Cenário 1: Nuvem de gafanhotos se desloca 40 km/dia 

(Para visualizar a animação clique na figura)

Se esta previsão se confirmar, nesta terça-feira 21/7, estima-se que a nuvem fique próxima a Los Conquistadores, província de Entre Ríos na Argentina, em torno de 100 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Cenário 2: Nuvem de gafanhotos se desloca 80 km/dia 

(Para visualizar a animação clique na figura)

Se esta previsão se confirmar, nesta terça-feira 21/7, estima-se que a nuvem poderá atingir a região próxima à cidade de El Redomon, ainda na província de Entre Ríos na Argentina. A cidade fica a 33km da divisa com o Uruguai e a 120 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Novas estimativas serão apresentadas sempre que uma nova localização do enxame for divulgada pelo SENASA.

É importante lembrar que estas simulações advêm de um modelo matemático, e como tal é uma aproximação da realidade, e, portanto, possui erros inerentes. Além disso, a trajetória pode ser alterada de acordo com mudanças devidas ao deslocamento da espécie, além de mudanças climatológicas como chuva e frio.

Este estudo tem objetivo puramente acadêmico e científico, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais. As discussões, opiniões, ideias e publicações geradas a partir dos resultados do modelo utilizado são de autoria dos respectivos autores, e não necessariamente representam aquelas das instituições a que estes pertencem.

Os pesquisadores do GDISPEN envolvidos nesta pesquisa são os doutores Fernanda Tumelero, Viliam Cardoso da Silveira, Guilherme Jahnecke Weymar, Daniela Buske, Régis Sperotto de Quadros, Glênio Aguiar Gonçalves, Igor da Cunha Furtado, Alexandre Sacco Athayde e Luciana Piovesan.


Saiba mais em: 

Mapa diz que nuvem de gafanhotos não se desloca em direção ao Brasil

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024