Pesquisadores lançam publicação sobre bicho-mineiro no café

​Considerada grave ameaças às lavouras de café, bicho-mineiro é uma das maiores pragas do cafeeiro que reduz entre 30% a 70% da produção

19.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

Considerada grave ameaças às lavouras de café, uma mariposa batizada de bicho-mineiro é uma das maiores pragas do cafeeiro. Habilidosa, ela ao deixa que sua larva cause o dano na planta. É a larva que, durante várias fases se alimenta no mesofilo (conjunto de tecidos das plantas), causando necrose, perda de capacidade fotossintetizante e desfolha. Assim, entre 30% e 70% da produção é perdida, pois a qualidade e a produção dos grãos é comprometida e isso provoca um forte impacto negativo na cadeia produtiva do café. 

O controle por pesticidas sintéticos tem sido obrigatório, mas desvantagens como a seleção de populações resistentes do inseto, e os efeitos nocivos no ambiente e na saúde humana, motivaram a comunidade científica a desenvolver estratégias para a implementação de um sistema de manejo integrado de pragas.

Diante das dificuldades enfrentadas pelos produtores no combate a essa praga, pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), Embrapa Café (Brasília, DF), Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) e da Universidade de Brasília (UnB) disponibilizam o e-book da Série Documentos da Embrapa intitulado Bicho-mineiro (Leucoptera coffeella): uma revisão sobre o inseto e as perspectivas para o manejo da praga.

O material fornece um amplo panorama a respeito das técnicas em estudo para o controle  desse inimigo da cafeicultura. 

De acordo com os autores a publicação tem como objetivo consolidar as informações disponíveis na literatura indexada, abordando aspectos da biologia, ecologia, estratégias de controle e fornecer perspectivas de manejo do inseto.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024