Pesquisas atualizam dados da cana e custo produtivo do tomate no RJ

A consolidação dos dados fará parte dos boletins com estudos totais da safra nacional

23.03.2020 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Os municípios de Campos dos Goytacazes e Cabo Frio, no Rio de Janeiro, foram os selecionados para a pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realizada entre 23 e 27 de março, que deverá coletar informações sobre o andamento da safra de cana-de-açúcar 2019/2020 (4° levantamento) e previsão do que será produzido em 2020/2021 (1° levantamento) no estado.

Para o fechamento da safra que está encerrando, será observado o impacto das condições climáticas sobre a produção, além dos registros de área e produtividade, enquanto que para a safra que começa haverá uma estimativa do que os produtores desejam produzir como derivados, com o mix distribuído entre açúcar e etanol.

A consolidação dos dados fará parte dos boletins com estudos totais da safra nacional, cujos resultados das avaliações serão divulgados pela Conab em abril e maio, respectivamente.

Tomate

Neste mês de março, a Conab também finaliza no estado uma atualização de preços dos principais insumos usados na cultura de tomate, sobretudo do cultivado na região de São José de Ubá, no noroeste fluminense, onde há registro de grande produção.

O trabalho caracteriza-se pelo contato feito com representantes da cadeia produtiva, tais como instituições de pesquisa, de assistência técnica e extensão rural, revendedores de máquinas e implementos agrícolas, além dos próprios produtores rurais.

A atualização dos custos de produção subsidia a execução do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), possibilita condições para estudos de políticas públicas e programas de governo, além de apoiar discussões técnicas de melhoria do processo produtivo e de comercialização.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024