NOTÍCIAS

Pesquisas com biocombustíveis na aviação serão debatidas em Simpósio na Embrapa

  • 17/08/2012 |
  • Daniela Garcia Collares
No Brasil e no exterior, instituições públicas e privadas estão empenhadas em substituir combustíveis fósseis pelos biocombustíveis, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeitos estufa. Mas a preocupação não se restringe aos veículos circulando sobre rodas por estradas e rodovias. O transporte aéreo mundial é responsável por cerca de 2% dos gases de efeito estufa liberados na atmosfera. Por isso, o setor de aviação também está investindo em combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis.

Para discutir o estágio atual e as necessidades de avanços nas pesquisas, a Embrapa Agroenergia promove o Simpósio Nacional de Biocombustíveis de Aviação (SNBA), de 13 (tarde) a 14 de setembro, em Brasília/DF, no auditório da Embrapa Estudos e Capacitação. No evento, serão discutidos os desafios técnicos-científicos e as oportunidades para o desenvolvimento dos biocombustíveis para este meio de transporte e, com isso, definir o foco de atuação das pesquisas da Embrapa nessa área. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Simpósio faz parte da Conferência sobre Biocombustíveis Sustentáveis de Aviação no Brasil, que acontece em Brasília, de 11 a 14 de setembro, na Embrapa. Com objetivo de discutir os aspectos regulatórios e incentivos para o setor, a Conferência é promovida por uma parceria entre Boeing, Embraer, Fapesp e Embrapa.

O bioquerosene
O principal combustível utilizado na aviação é o querosene obtido do petróleo. “O bioquerosene é uma alternativa sustentável”, afirma o coordenador do Simpósio e pesquisador da Embrapa Agroenergia, Rossano Gambetta. O uso de combustível renovável é uma opção para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Para o pesquisador, existem grandes desafios para as pesquisas na linha dos biocombustíveis da aviação. Ele destaca a necessidade de um combustível com padrão mundial independente da matéria-prima ou rota tecnológica adotada, compatível com os motores já existentes e que possa abastecer os aviões em qualquer lugar do mundo.

A programação e o formulário de inscrição no Simpósio Nacional de Biocombustíveis de Aviação estão disponíveis em: http://www.embrapa.br/cnpae. A taxa para participação é de R$ 200,00, com desconto de 50% para estudantes. Inscrições no local serão aceitas apenas mediante pagamento em dinheiro ou cheque e estarão sujeitas à disponibilidade de vagas. Mais informações sobre o evento pelo telefone 61 – 3448-1581 ou pelo email: sac.cnpae@embrapa.br

Sobre a Conferência
A Conferência sobre Biocombustíveis Sustentáveis de Aviação no Brasil abriga, além do Simpósio da Embrapa Agroenergia, o Workshop do Projeto Roadmap em Biocombustíveis Sustentáveis para a Aviação no Brasil. O projeto é executado por uma parceria entre a Boeing, a Embraer e a Fapesp, com o objetivo de avaliar as alternativas de matérias-primas e tecnologias, bem como identificar as barreiras a superar para a produção dessa energia de fonte renovável. Mais informações sobre essa iniciativa de pesquisa estão disponíveis em: www.nipeunicamp.org.br/sabb/index.php.
ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura