Pimenta alaranjada e porta-enxerto para pimentão são novidades na Hortitec

​A nova cultivar de pimenta do tipo biquinho BRS Tui é uma das tecnologias que serão apresentadas pela Embrapa na 25ª Hortitec

20.06.2018 | 20:59 (UTC -3)
Paula Rodrigues​

A nova cultivar de pimenta do tipo biquinho BRS Tui é uma das tecnologias que serão apresentadas pela Embrapa na 25ª Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontece de 20 a 22 de junho, em Holambra/SP.

Essa cultivar apresenta alta produtividade e uniformidade, resistência a doenças e frutos muito doces, crocantes e aromáticos, tendo potencial para o mercado de consumo fresco e para o processamento na forma de conservas, geleias, azeites e vinagres aromatizados. Ela atende ao segmento de mercado que procura materiais com menos picância, mas com sabor e aroma acentuados.

Outra possibilidade da pimenta BRS Tui é seu uso como planta ornamental, já que seus frutos possuem cor laranja-claro e são bem decorativos. É a primeira cultivar de pimenta biquinho da cor salmão disponível no mercado brasileiro, portanto, há grande potencial de impactar a cadeia produtiva que busca o desenvolvimento de produtos diferenciados para atender novos nichos.

Além da pimenta biquinho, outra novidade que a Embrapa apresenta para o público da Hortitec é o porta-enxerto BRS Acará. O uso intensivo do solo em telados e casas de vegetação tem intensificado a ocorrência de problemas fitossanitários na cultura do pimentão, causados principalmente por patógenos de solo. A enxertia de mudas de híbridos comerciais de pimentão no porta-enxerto BRS Acará possibilita o cultivo em áreas com solo naturalmente infestado, mantendo uma excelente produção de frutos comerciais.

Logo, a principal vantagem desse híbrido é a resistência às principais pragas e doenças de solo que ocorrem em áreas de produção de pimentão, tais como: bactérias do complexo Ralstonia causadoras da murcha bacteriana, nematoide-das-galhas, fungo Phytophthora capsici e algumas viroses. Ademais, a resistência múltipla minimiza o uso abusivo de defensivos, já que consiste no método de controle mais seguro e eficiente.

Desenvolvidos pelo programa de melhoramento genético de Capsicum da Embrapa Hortaliças, a pimenta BRS Tui e o porta-enxerto híbrido BRS Acará devem ser disponibilizados em breve em edital de oferta pública para contratação de empresas interessadas na multiplicação e comercialização de sementes.

Painel de Inovação e Negócios

A nova cultivar de pimenta do tipo biquinho BRS Tui e o porta-enxerto de pimentão BRS Acará estão entre as tecnologias que serão apresentadas no Painel de Inovação & Negócios, que acontece nos próximos dias 21 e 22 de junho, de 13h às 17h, na Hortitec 2018.

O evento está agendado para o auditório do evento e tem o objetivo de identificar oportunidades de negócio relacionadas às cadeias produtivas de hortaliças e promover parcerias com instituições e empresas relacionadas à olericultura. Vagas limitadas e inscrições gratuitas. Mais informações sobre o evento em www.embrapa.br/painel-inovacaoenegocios-2018.

Serviço

25ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas

Quando: 20 a 22 de junho – das 9h às 19h

Onde: Recinto da Expoflora (Al. Maurício de Nassau, 675 – Holambra/SP)


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024