Pimenta de cor alaranjada será apresentada na AgroBrasília

A BRS Tui tem coloração quase salmão, é extremamente aromática e deve atender ao segmento que procura materiais com menos picância, mas com sabor e aroma acentuados

15.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Gislene Alencar

Produtores, empresários, empreendedores, gente do campo e da cidade. O público que visita a AgroBrasília é diversificado, mas independentemente do perfil, vai se surpreender com a variedade de pimenta biquinho que será apresentada pela Embrapa Hortaliças (Brasília – DF). A BRS Tui tem cor alaranjada clara, quase salmão, extremamente aromática e que deve atender ao segmento que procura materiais com menos picância, mas com sabor e aroma acentuados. 

A nova pimenta é um dos resultados de pesquisa instalado na vitrine tecnológica da Embrapa, onde também estarão expostas tecnologias de várias Unidades da Empresa. A 11ª edição da AgroBrasília, feira de tecnologias agropecuárias será realizada de 15 a 19 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Distrito Federal. Neste ano, o tema é “A tecnologia digital em favor do campo”. A Embrapa participará da feira com estande, vitrine de tecnologias, dias de campo, palestras e lançamentos.

Tecnologias

 A BRS Tuí apresenta alta produtividade, uniformidade de plantas e frutos, e resistência a doenças. A nova variedade tem potencial para mercado de frutos frescos e também para processamento de conservas, geleias, azeites e vinagres aromatizados. Outra possibilidade da BRS Tuí é seu uso como planta ornamental por ser extremamente decorativa. Em breve, a Embrapa deve lançar edital de oferta pública para multiplicação e comercialização de sementes.

Além da cultivar de pimenta, a Embrapa Hortaliças também apresentará variedades de alho BRS Hozan, batata-doce Beauregard, berinjela Ciça, cenoura BRS Planalto, grão-de-bico BRS Aleppo  e tomates BRS Zamir, BRS Nagai e BRS Iracema, além do Irrigas. 

Homenagens

Três pesquisadores da Embrapa serão homenageados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em sessão solene realizada no Auditório Buriti, no dia 18 de maio, às 15h. Eduardo Alano Vieira (Embrapa Cerrados), Milza Lana (Embrapa Hortaliças) e Thales Lima Rocha (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia) receberão a homenagem “Agentes transformadores do campo” em virtude, respectivamente, das pesquisas sobre melhoramento participativo da mandioca com agricultores familiares no DF, redução de perdas em hortaliças e associação de extrato vegetal nematotóxico e biofertilizante.

Milza Lana tem intensa atuação junto a núcleos rurais do DF, inclusive no Taquara, com a Cootaquara, uma das maiores cooperativas de hortaliças do País. O trabalho da pesquisadora tem impactado significativamente a produção de hortaliças (com a redução de perdas) junto aos produtores rurais no DF. A pesquisadora participou, ainda, da tecnologia de mini cenouras (baby carrots).

Interação

 A participação na AgroBrasília vai além da divulgação de tecnologias. De acordo com o supervisor da área de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças, Italo Lüdke, a feira é mais uma possibilidade de estar em contato e escutar as demandas. “A feira tem atraído cada vez mais produtores de outros estados, facilitando o nosso contato e a aproximação com eles”, diz Lüdke. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024