Pioneer lança híbridos de milho com tecnologia Optimum Aquamax tolerante ao estresse hídrico

Produtos passaram por técnicas de melhoramento genético para proporcionar máxima produtividade mesmo em condições adversas

06.04.2021 | 20:59 (UTC -3)
Lygia Conde

A Pioneer, marca de sementes da Corteva Agriscience, lança dois híbridos de milho com a tecnologia Optimum AQUAmax, inédita no Brasil e que irá contribuir para a evolução deste mercado e proporcionar aos agricultores um novo patamar de produtividade, só antes atingido por países detentores desta tecnologia, a exemplo dos Estados Unidos. Os produtos são o resultado do melhoramento genético alcançado por meio de rigorosos processos de análises, testes e de seleção de híbridos com maior tolerância ao estresse hídrico, capazes de combinar alto potencial produtivo com a eficiência na utilização da água, processo de pesquisa conduzido ao longo dos últimos 10 anos no Brasil e mais de 40 anos no mundo.

“Estamos sempre ao lado do produtor para transformar seus desejos e necessidades em soluções. É desta forma que trazemos ao mercado mais esta tecnologia exclusiva. Os híbridos Optimum AQUAmax apresentam um melhor desempenho em ambientes desafiadores, com condições de limitação de água, e ajudam o produtor a minimizar o risco e a maximizar a produtividade e a segurança no plantio”, afirma o Líder de Marketing de Sementes da Corteva Agriscience, Frederico Barreto.

A cultura do milho vem experimentando sucessivos avanços tecnológicos ao longo do tempo. Desde o advento de tecnologias revolucionárias, como uso de hibridação no início do século passado, até a incorporação de biotecnologia, adotada nos últimos anos, o potencial genético da cultura aumentou drasticamente. Os ganhos de produtividade observados nos últimos anos têm relação direta com o desenvolvimento de materiais cada vez mais produtivos.

O novo híbrido P3845VYHR traz, em sua genética, elevado potencial produtivo, ampla adaptação nos diferentes ambientes e níveis tecnológicos, o que lhe confere alta estabilidade na safrinha. Ele apresenta performance superior quando comparado a outros produtos em condições de estresse hídrico e registrou produtividade 10% superior nestes ambientes, no período de enchimento de grãos. Em condições climáticas normais, o híbrido também oferece produtividade superior em relação aos demais produtos, com 164,7 sacas por hectare na safrinha 2019 e 2020, em mais de 1.140 comparações. Considerando os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os resultados foram ainda mais elevados, com 171,0 sc/ha em média, em 580 comparações.

O híbrido P3808VYHR carrega, também, genética de alta produtividade para as diversas regiões do Brasil, além da versatilidade pela dupla aptidão: grãos e silagem. Possui ainda tolerância às principais doenças, como o complexo de enfezamentos, que ocorre na safra e safrinha. Essa defensividade traz segurança ao produtor, alta estabilidade na produção de grãos, qualidade de colmo e de raiz, com alta eficiência na absorção de água do solo. Com boa composição bromatológica da silagem, o produto permite a produção de uma silagem de qualidade para os animais. Os lançamentos Optimum AQUAmax também contam com maior eficácia no enchimento de grãos, stay green acentuado e tecnologia Bt, que confere proteção contra insetos e tolerância a herbicidas.

“Para chegar ao resultado demonstrado por esses produtos foram necessários vários anos de pesquisa em diversos ambientes e mapeamento genético, guiando os especialistas da Pioneer para a seleção de linhagens e híbridos de melhor performance. É importante mencionar ainda que, depois de prontos, os produtos passaram por cinco anos de testes sob as mais variadas condições para sua validação antes de chegar ao mercado", completa o Líder de Pesquisa em Sementes na Corteva Agriscience para Brasil e Paraguai, Carlos Raupp.
É mais um passo na direção de superar os grandes desafios da cultura do milho, como o estresse hídrico, um dos principais responsáveis pelos prejuízos no plantio desse grão. O Brasil detém o posto de terceiro maior produtor mundial de milho e a produção do cereal no País quase dobrou na última década. A tecnologia Optimum AQUAmax é um marco importante para a produtividade e lucratividade dos produtores e a expectativa é de que, com as novas soluções e o manejo correto, as próximas safras possam apresentar resultados ainda mais positivos.

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco