Pioneer promove Live sobre futuro da genética na agricultura por meio da tecnologia CRISPR/Cas9

Evento aberto ao público ocorre em 17/12, às 19h, no canal da marca no YouTube

15.12.2020 | 20:59 (UTC -3)
Michele Araujo

A Pioneer, marca de sementes da Corteva Agriscience, promove na próxima quinta-feira, 17, às 19h, uma Live sobre o futuro da genética na agricultura por meio da utilização da tecnologia CRISPR/Cas9. O evento contará com a participação de Sandra Milach, Líder Global de Sistemas e Inovações para Melhoramento Genético da Corteva, Dr. Alexandre Nepomuceno, Chefe Geral da Embrapa Soja e Dr. Luiz Carlos Federizzi, Professor de Genética e Melhoramento de Plantas da Faculdade de Agronomia da UFRGS, com mediação de Carlos Raupp, Líder de Pesquisa da Corteva para Brasil e Paraguai. 

O CRISPR/Cas9 é uma técnica de edição genética que permite a criação de uma planta melhorada, ao eliminar um traço indesejado ou aperfeiçoar uma característica, sem a inclusão do DNA de uma espécie diferente. A utilização de CRISPR/Cas9 permite o desenvolvimento de produtos com características até então inexistentes ou de difícil seleção pelos melhoristas, como, por exemplo, variedades de trigo com teor de glúten reduzido. O Prêmio Nobel de Química de 2020 foi concedido a duas cientistas, Jennifer Doudna and Emmanuelle Charpentier, pela descoberta e aplicação da técnica de CRISPR Cas.  

Em abril de 2019, a Corteva e a Embrapa fecharam uma parceria para pesquisas utilizando o CRISPR/Cas9 com o objetivo de contribuir com soluções para a agricultura brasileira. O acordo prevê a  utilização da técnica para desenvolver variedades de soja tolerantes à seca e resistentes a nematoides, além de englobar pesquisas na área de agricultura digital.

A Live irá abordar como o CRISPR/Cas9 pode ajudar no avanço da genética de plantas e, consequentemente, do setor agrícola; o quanto já foi possível evoluir nesses estudos e testes; quais projetos vêm sendo desenvolvidos pelos cientistas da Corteva com a ferramenta, como está o trabalho em conjunto com a Embrapa e o que é possível esperar para o futuro. 

O evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo pelo canal da Pioneer no YouTube: https://www.youtube.com/pioneersementes.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024