​Plantação de morango é destaque no Norte de Minas

Apesar do tempo seco, a região está se desenvolvendo bem e os resultados já são positivos

06.01.2017 | 21:59 (UTC -3)
Bruno Chioro

É comum ver o cultivo de morangos nas regiões de clima frio. Mas uma plantação na cidade Montes Claros, Minas Gerais está desafiando o clima e desenvolvendo-se muito bem no tempo seco. A área ainda é pequena e está em fase inicial, mas o resultado já é positivo.

O sistema da plantação é feita em canteiro e algumas áreas estão utilizando o uso do mouche. "É tudo manual e sem uso de agroquímicos. Apesar da plantação pequena, é preciso um manejo bem feito. As origens das mudas precisam ser sem doenças e os produtos para controle de pragas e doenças são naturais à base de plantas medicinais", explica José Carlos Dias Santos, técnico da EMATER de Montes Claros.

O microclima um pouco mais ameno que o restante da região favorece o agricultor. Segundo Santos, a área também diferencia na produção do morango. "Ele tem maior consciência, é mais duro e foi comprovado ser mais doce. Além de resistir mais tempo na pós-colheita", explica.

De acordo com a meteorologista da Climatempo, Camila Ramos o norte mineiro, inclusive a região de Montes Claros deve ter chuva irregular e mal distribuída neste mês de janeiro. O calor vai predominar e a região vai terminar o mês com menos chuva que o normal. Em fevereiro o predomínio deve ser de calor e pouca chuva.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024