Plantadeira dobrável Momentum é destaque da Massey Ferguson na Expointer 2019

Primeiro projeto global da AGCO desenvolvido 100% no Brasil, equipamento será exportado para demais países sul-americanos, nações europeias e EUA

22.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
Victor Reis Rabelo da Silva

Sucesso entre produtores rurais, agricultores e demais públicos visitantes nas feiras de agronegócios no Brasil, como as edições deste ano da Expodireto e Agrishow, e também na 133ª Exposição Internacional de Gado, Agricultura e Indústria, de Buenos Aires, na vizinha Argentina, a série de plantadeiras dobráveis Momentum é uma das principais atrações do estande da Massey Ferguson na Expointer 2019. O evento em Esteio, município da Região Metropolitana de Porro Alegre, acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, das 8h às 20h30.

“A Momentum chegou para revolucionar o plantio, em especial nas grandes propriedades. A novidade é o primeiro projeto global da AGCO – empresa detentora da marca Massey Ferguson – desenvolvido 100% no Brasil, trazendo a melhor qualidade de plantio do mundo para as lavouras brasileiras e oferecendo maior versatilidade para transporte e agilidade ao agricultor”, afirma Vinicius Gehlen, supervisor de Marketing de Plantadeiras da AGCO América do Sul. Fabricado na planta de Ibirubá, município do Noroeste Rio-Grandense, o implemento será comercializado nas mais de 200 concessionárias Massey Ferguson, distribuídas por todas as regiões brasileiras, e a partir de 2020 será exportada pela AGCO para os demais países sul-americanos, nações europeias e Estados Unidos.

Marcando o ingresso da AGCO no mercado de plantadeiras dobráveis, a Momentum é mais uma demonstração da busca contínua da empresa para desenvolver as melhores soluções para as necessidades do produtor rural, contribuindo para que obtenham os melhores resultados no campo, independentemente da cultura. “Como as janelas de plantio estão cada vez mais curtas, a Momentum abre e fecha sem necessidade de o condutor sair da cabine de controle. Em um minuto, a plantadeira está completamente fechada e pronta para ser transportada”, ressalta Gehlen.

Entre as maiores de sua categoria, a Momentum tem versões de 24 (10,2 metros de largura de trabalho), 30 (10,2 metros) e 40 linhas (18 metros), espaçamento de 45 cm e caixa de armazenamento de 5.130 litros de sementes. Além disso, a máquina é extremamente simples de ter seu espaçamento alterado, sendo possível alterar de 45 cm para 50 cm em menos de duas horas na opção de 40 linhas.

Dobrada, a plantadeira fica com 3,6 metros, menor largura de transporte da categoria, sem a necessidade de desmontagem de qualquer componente para tal e podendo passar por porteiras e pontes com facilidade sendo puxada pelo trator. A máquina também é facilmente transportada em caminhões prancha: basta remover dois rodados e duas linhas de plantio do suporte central da máquina, e ela ficará com 3 metros de largura sem a necessidade do uso de batedores, reduzindo os custos da operação.

Por meio do rodado duplo em tandem ao centro do chassi, a carga da Momentum é distribuída uniformemente no solo. Todas as seis rodas possuem 500 mm de largura para que a compactação do solo seja reduzida, fazendo com que esforços extras não sejam aplicados ao chassi da plantadeira, aumentando sua vida útil. Isso também permite que o equipamento percorra longas distâncias entre fazendas – há máquinas que já rodaram mais de 80 km, eliminando a necessidade de utilização de pranchas de transporte. 

Em todo implemento, há apenas um ponto de lubrificação – outras plantadeiras têm até 6 graxeiras. As demais buchas da Momentum são ‘Infinity’ autolubrificantes e de alta resistência. Além disso, todos os rolamentos do equipamento são blindados, eliminando a necessidade de manutenção diária.

Altamente tecnológica, a Momentum é capaz de atingir velocidades de plantio acima de 10km/h, garantindo ainda uma qualidade de plantio superior ao principal concorrente. A plantadeira possui autonivelamento independente dos três suportes das linhas, chamado Sistema Smart Frame, que mantém todas as linhas sempre em contato com o solo por meio dos sensores de ângulo, depositando sementes em profundidade homogênea mesmo em bases largas e curvas de nível.

Com tecnologia Precision Planting, a Momentum garante a melhor distribuição de sementes do mercado, com níveis de singulação de até 99,6% no milho. Novidade exclusiva, o monitor 20/20 Geração 3 possibilita que o produtor monitore dados do implemento, acompanhando as informações segundo a segundo para cada uma das linhas, como população, singulação (falhas e duplas), espaçamento, velocidade de plantio, mapas de plantio, entre outros, o que permite guiar melhor as decisões de operação em tempo real.

A série de plantadeiras Momentum também sai de fábrica com o dosador de sementes vSet2, da Precision Planting, que oferece a melhor distribuição do mercado, aumentando consideravelmente a produtividade nas lavouras e evitando falhas e duplas ao depositar sementes ao solo. O equipamento conta ainda com o vDrive, que realiza o controle total de cada linha individualmente, garantindo população exata de sementes, compensação em curvas e que possui o recurso de desligamento linha a linha, que evita a sobreposição de sementes em cabeceiras e elimina custos desnecessários.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024