Plantadeira Fendt Momentum promete melhor operação de plantio

A tecnologia chega ao Brasil com sistema vApply Granular para distribuição de fertilizantes

07.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Ícaro Bedani

A tecnologia Fendt de plantio chega ao Brasil com sistema vApply Granular para distribuição de fertilizantes e Fendt Smart Frame que promete uniformidade no depósito de sementes, além de ter maior capacidade de fertilizantes e versatilidade para transporte com sistema de dobra em apenas 1,2 min

Um dos marcos da chegada da Fendt ao Brasil, a nova Fendt Momentum foi uma das principais atrações no estande da marca na Agrishow 2019, feira de agronegócios que aconteceu entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista. Primeiro projeto global da marca alemã a ser feito fora da Alemanha, a plantadeira dobrável foi 100% projetada e produzida no Brasil.

A Fendt Momentum oferece os modelos de 40 linhas com e sem fertilizantes, no espaçamento de 45 cm e também pode ser configurada no espaçamento de 50 cm, com a redução de duas linhas no seu modelo nominal. Neste modelo de 40 linhas, a capacidade de fertilizantes é de 5.300 kg. Ou seja: ela é a maior máquina de plantio com distribuição de adubo na linha de plantio da história à venda no Brasil.

Quando dobrada a plantadeira fica com 4,3 metros, menor largura de transporte, sem a necessidade de desmontagem de qualquer componente para tal. A máquina é facilmente transportada em caminhões prancha, sem a necessidade de batedores com a simples remoção da caixa de fertilizantes e as rodas externas do chassi central.

“A chegada da Fendt Momentum ao mercado brasileiro de máquinas e equipamentos agrícolas representa muito mais do que uma evolução na vida do produtor rural de plantios de grande escala. É um salto de qualidade e de tecnologia em todo o setor e na cadeia brasileira de agronegócio. Assim como os demais maquinários Fendt, essa plantadeira entrega tudo o que há de mais inovador, preciso e eficaz para um plantio perfeito”, explica José Galli, diretor de Negócios Fendt na América do Sul.

O rodado duplo que trabalha em tandem e ajuda na diminuição da compactação do solo e os esforços aplicados ao chassi durante o transporte entre uma lavoura e outra. O índice de singulação (percentual de sementes falhas e duplas) da nova plantadora pode chegar a 99,6% no milho, mesmo em velocidades superiores de plantio.

Exclusividades Fendt Momentum

A Fendt Momentum traz o vApply Granular, uma tecnologia Precision Planting que promete a entrega precisa de adubo em cada linha de plantio – e que está presente em todas as versões da máquina. Como as demais tecnologias da Precision Planting, o vApply é controlado pelo Monitor 20/20 Seedsense Geração 3. Neste monitor, são controladas todas as informações da plantadeira em tempo real. E com o uso de mapas de plantio gerados com softwares como o Climate FieldView, o monitor também torna possível trabalhar com as taxas variáveis de sementes e de adubo; analisar a profundidade de depósito de sementes; monitorar a singulação, a pressão aplicada ao solo em cada uma das linhas, o contato da linha com o solo e o mapa de trabalho, entre outras informações, segundo a segundo.

Atrelado ao sistema que acompanha o vApply Granular, está outro dispositivo capaz de elevar o nível da agricultura tradicional a patamares completamente novos no mercado nacional: o Fendt Smart Frame. Ele garante que todas as linhas estejam sempre em contato com o solo e faz o controle de profundidade de semente para um plantio uniforme de plantas. Com ele, as linhas de plantio não ficam presas diretamente ao chassi da máquina, mas a um suporte de ferramentas, dividido em três sessões que, acionadas por dois cilindros hidráulicos cada uma, mantém as linhas sempre em contato com o solo.

Além disso, substituindo a mola de pressão de cada linha de plantio, há o DeltaForce, também um lançamento exclusivo da Fendt Momentum que, por meio de sensores, garante a pressão necessária para fazer o corte da palha e depositar as sementes na mesma profundidade.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024