Plantio da soja está praticamente concluído no RS

Plantio no estado já alcançou 99% da área prevista para a safra de 5,9 milhões de hectares

03.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Taline Schneider/Emater/RS-Ascar

Plantio da soja no Rio Grande do Sul já alcançou 99% da área prevista para a safra de 5,9 milhões de hectares. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado na quinta-feira (02/01), pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), 85% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 14% em floração e 1% na fase de enchimento de grãos.

Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, a Gerência de Planejamento (GPL) começou a realizar o levantamento dos possíveis efeitos das condições climáticas dos últimos dias, pela falta de chuvas e calor excessivo.

Na última semana, a implantação da cultura do milho chegou a 95% da área de mais de 777 mil hectares da intenção de plantio no Estado. Das lavouras implantadas, 29% estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 16% em floração, 37% em enchimento de grãos, 17% maduro e por colher. Já se tem 1% colhido.

A cultura do arroz está implantada em 100% da área de mais de 944 mil hectares prevista para esta safra. O tempo favorável em todas as regiões permitiu o avanço nos plantios, além de favorecer o desenvolvimento da cultura. Das lavouras implantadas, 90% estão na fase de desenvolvimento vegetativo e 10% em floração.

Olerícolas

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Lajeado, nos últimos 21 dias, as precipitações ocorridas ficaram abaixo da média, dispersas do início ao fim do período, mas com baixa intensidade. Contudo, até o momento, não há escassez de água, pois a maioria dos olericultores conta com boas reservas em açudes. No entanto, o clima esquentou muito nesta última semana e já se observam sinais de prejuízos em algumas atividades. Ao contrário de anos anteriores, a onda de calor que começou a castigar a região desde 23 de dezembro veio repentinamente, surpreendendo muitos olericultores. Alguns produtores relatam que diminuiu a comercialização na Ceasa e no mercado em geral, em razão da época do ano e como reflexo do período de férias, quando diminui muito a população na região Metropolitana.

Frutícolas

Na região administrativa da Emater/Ascar de Lajeado, as temperaturas elevadas dos últimos dias, com médias acima de 29ºC, possivelmente travarão a indução floral dos cultivares de dias neutro de morango, que produzem relativamente bem nesta época, dentro dos limites. De forma geral, os preços têm se mantido estáveis. O morango não apresentou elevação de preços mais significativa como esperado, porque o suposto incremento de demanda no Natal acabou não acontecendo. Houve boa oferta de pêssego e melancia e, além disso, a percepção dos produtores é de que o movimento de comercialização na Ceasa, como um todo, ficou abaixo do esperado para esta época do ano.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024