Plantio do milho verão avança nesta semana

Os trabalhos de plantio do milho verão ainda devem avançar ao longo desta semana tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina

05.09.2018 | 20:59 (UTC -3)
Climatempo

Nesta quarta-feira (05), uma massa de ar polar seca e fria está sobre grande parte do centro-sul do Brasil e deixa o tempo estável e sem previsão para chuva em praticamente todo o país. A exceção é apenas para o extremo norte e algumas áreas do extremo leste do Sudeste, em que pode ocorrer algumas pancadas bem isoladas.

Além do tempo firme, os termômetros registraram temperaturas bastante baixas nesta madrugada. Muitas cidades, principalmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registraram temperaturas abaixo dos 5°C. Ainda não há relatos de ocorrência de geadas, apenas de um frio mais intenso.

O padrão de tempo seco e sem chuva deve se manter inalterado até o final de semana. Com isso, os trabalhos de colheita irão prosseguir sem grandes transtornos, principalmente no caso do milho safrinha, algodão, café e da cana-de-açúcar. Os trabalhos de plantio do milho verão ainda devem avançar ao longo desta semana tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina, assim como o preparo do solo para o cultivo do arroz e até mesmo em algumas localidades há possibilidade de iniciar-se o plantio, propriamente dito.

Previsão de mais chuva nas lavouras           

A passagem de uma nova frente fria, na semana que vem, irá provocar chuva sobre grande parte do centro-sul. As precipitações serão extremamente benéficas as culturas de inverno, como trigo, e o milho verão que vem sendo plantado. Há perspectiva de que esse sistema avance também pelo Sudeste, provocando pancadas de chuva irregular sobre as regiões produtoras de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e sobre as áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.               

Com previsão de novas pancadas de chuva, muitos produtores já devem iniciar o plantio das suas primeiras lavouras de soja no Paraná, já que o vazio sanitário terminará no dia 11/09. Em algumas propriedades do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, o vazio sanitário terminará no dia 15/09.

Vale ressaltar, que a possível ocorrência da chuva não será, ainda, um sinônimo de que a regularização do regime de instabilidades começou. Pelo contrário, a chuva ainda continuará bastante irregular até meados de outubro, quando ai sim, estará totalmente consolidado em grande parte do Brasil.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024