Plataforma digital exclusiva permite reduzir os custos de vendas e de aquisição de insumos agrícolas

Desenvolvida no Brasil, a AGD (Agronegócio Direto), é uma plataforma digital concebida especificamente para os processos de compra e venda de insumos para o agronegócio

02.05.2019 | 20:59 (UTC -3)
Carolina Sibila

Com um modelo de negócio único no mundo, se baseia na corretagem digital apoiada por poderosos instrumentos digitais de negociação, tais como: cotações, leilões e pools (grupos) de compra, tudo ocorrendo de forma simples e descomplicada em um ambiente digital seguro.

Um dos maiores objetivos da plataforma é, do lado fornecedor, diminuir os custos associados às vendas dos insumos e, do lado produtor, diminuir o custo dos mesmos, melhorando a sustentabilidade financeira de ambos. “O grande diferencial é que, ao contrário de outras plataformas, conhecidas como marketplaces, a AGD, que não se enquadra nesta categoria, oferece poderosas ferramentas de negociação, como cotação, leilão (Inglês e Holandês), agregação de demanda pela formação de grupos de compras virtuais (pools digitais de compras) e informações sobre as condições comerciais praticadas na plataforma, tudo de forma descomplicada. Por exemplo, para se configurar um leilão para a compra de um determinado insumo agrícola, bastam doze cliques, enquanto para se configurar um pool de compra bastam seis cliques e permite, inclusive, operações do tipo ‘barter’”, explica o diretor de operações da AGD, Marcos Botelho.

Vantagens para os fornecedores

Para os fornecedores de insumos cadastrados, a AGD proporciona a diminuição dos custos do produto vendido (CPV) por meio da venda direta para produtores e, dessa forma, melhora a lucratividade e a participação no mercado em um cenário cada vez mais competitivo e sensível aos preços.

“A principal vantagem que a plataforma oferece aos fornecedores é o total acesso às maiores oportunidades de vendas do agronegócio brasileiro, seja atendendo a um grande produtor, um grupo de compras, ou uma empresa agrícola, conjugada com a redução dos custos dos produtos vendidos, pois o modelo adotado é o transacional com vendas diretas, que ajuda a diminuir as despesas com desenvolvimento de mercado, logística, marketing, vendas face-to-face e distribuição. Tão importante quanto é também a possibilidade de poder melhor se concentrar nas atividades chaves de seu negócio como, por exemplo, pesquisa e desenvolvimento” destaca Botelho.

Ainda de acordo com o diretor, os fornecedores cadastrados terão:

- Acesso às informações dos preços dos produtos negociados na plataforma, permitindo pesquisar por período de tempo, prazo de pagamento, volume e região;

 - Compilação de todos os documentos e informações enviados aos clientes para fins de análise e concessão de crédito, facilitando a atualização, o acesso e envio dos mesmos;

- Acesso a informações e documentos necessários aos processos de avaliação e concessão de crédito;

- Poder de decisão pelas melhores estratégias e táticas de participação;

 - Acesso às informações sobre o desenvolvimento de cada processo negocial e acesso ao histórico e desempenho comercial por cliente, produto, região, épocas, etc.

- Ganhos de escala em razão dos maiores volumes negociados por transação;

- Acesso a múltiplos processos de vendas: cotação, leilão direto (inglês) e leilão reverso (holandês);

- Acesso econômico, rápido e fácil a novos mercados ou onde se tem dificuldades de acesso por falta de cobertura comercial (pontos de vendas).

 Vantagens para o produtor

O produtor, seja individual ou empresarial, vive em um ambiente de crescentes incertezas: climáticas, mercadológicas, políticas, econômicas, sociais e, inclusive, geopolíticas. Em um ambiente assim, o importante é buscar a constante redução no custo unitário da produção, pois, com um menor valor por unidade produzida, quando os preços da produção estão em baixa, menores as possibilidades de prejuízos. A receita para se diminuir o custo unitário é complexa, pois se faz necessário, de um lado, aumentar a produtividade, e de outro lado, reduzir os custos de produção.

Sendo uma AG TECH, ou seja, uma empresa de tecnologia digital de ponta aplicada ao agronegócio, um dos mais importantes objetivos da AGD é contribuir de forma significativa para a redução do custo unitário de produção, ou seja, contribuir para a sustentabilidade financeira do produtor. “A AGD cumpre com esse propósito, em um primeiro momento, reduzindo o preço de aquisição dos insumos para os produtores e, em um segundo momento, ao tornar esses insumos mais acessíveis, aumentando a produtividade”, completa o diretor de operações.

Ainda de acordo com Botelho, a plataforma foi tecnologicamente desenvolvida para possibilitar ao produtor aumentar o seu poder de negociação por meio de processos que, de um lado, permitem aumentar o volume a ser negociado pela criação de pools (grupos) digitais de compras e, de outro, potencializam a competição dos fornecedores pelo negócio através de negociações inteiramente digitalizados de cotações e leilões, além de permitir o acesso a valiosas informações sobre as condições comerciais que se praticou e se tem praticado dentro da plataforma, tudo isso com um objetivo de reduzir os custos de aquisição dos insumos para o produtor; se transformando em um eficiente departamento de compras digital do produtor.

Outras vantagens da plataforma para os produtores:

- Compras por meio de cotação;

- Compras por meio de leilão direto (inglês) e reverso (holandês);

- Permite, em um mesmo processo de compra, agregar a demanda de outros compradores, aumentando, de forma significativa, o poder de barganha e o poder de negociação (pool digital de compras).

- Por meio do exclusivo algoritmo proprietário da AGD, é possível agrupar os diversos compradores para um mesmo item a partir de sua proximidade geográfica, tornando viável o atendimento fracionado da entrega por parte do vendedor;

- Acesso às informações dos preços dos produtos negociados na plataforma, permitindo pesquisas por período de tempo, prazo de pagamento, volume e região;

- Gestão e acompanhamento de todos os processos de compra;

- Construção, atualização de histórico de compras e desempenho nos mais diversos níveis: produtos, fornecedores e condições comerciais;

- Compilação de todos os documentos e informações solicitadas pelos fornecedores para fins de análise e concessão de crédito, facilitando a atualização, o acesso e envio dos mesmos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024