Portal CABI de BioProteção no Brasil

O melhor recurso para encontrar biocontroladores e biopesticidas chega ao Brasil

21.12.2020 | 20:59 (UTC -3)
CABI

O Portal CABI de BioProteção é o recurso mais indicado para produtores rurais que buscam alternativas ao uso de defensivos agrícolas, principalmente produtos biológicos que permitam atender as normas do Mercado interno e/ou de exportação, assim como atender a demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis e seguros.

Globalmente, estima-se que cerca de 40% da produção agrícola é perdida pelo ataque de pragas – como mosca-branca, pulgões, lagartas cortadoras e tripes – bem como uma série de doenças de plantas.

O uso indiscriminado de agroquímicos para o controle de pragas agrícolas não é sustentável em longo prazo, seja do ponto de vista econômico ou ambiental, especialmente quando se leva em consideração os impactos exacerbados pelas mudanças climáticas.

Graças às informações fornecidas através do portal, os produtos biológicos agora podem ser facilmente identificados, adquiridos e aplicados corretamente, reduzindo assim a pressão no meio ambiente como parte de uma abordagem sustentável para o controle de pragas.

Esta ferramenta gratuita e inovadora – disponível também no Chile, Colômbia, Peru e outros países – está disponível nos idiomas locais e os produtores, consultores/extensionistas podem usá-la facilmente em seus smartphones, tablets e computadores.

Para obter informações sobre os mais de 350 biocontroladores e biopesticidas registrados no Brasil, para pragas como a traça do tomateiro (Tuta absoluta), lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda) e helicoverpa (Helicoverpa armigera), os usuários só precisam inserir o cultivo e a praga/doença de interesse.

Segundo a Dra. Yelitza Colmenarez, diretora do centro do CABI no Brasil e coordenadora regional do programa Plantwise na América Latina e Caribe, “Os produtos biológicos são alternativas mais seguras e ambientalmente amigáveis que os agrotóxicos, os quais os produtores podem acrescentar a seu “arsenal” na guerra contra as pragas agrícolas. O Portal CABI de BioProteção é a ferramenta essencial para adquirir estes bioprodutos como parte de um manejo integrado de pragas eficaz”.

O portal é uma iniciativa conjunta por parte do CABI, fabricantes de biocontroladores, órgãos públicos nacionais, patrocinadores e associações da indústria. Todos os produtos anunciados no portal são registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

a

Uma ferramenta online gratuita para encontrar produtos biológicos registrados por país, disponível agora no Brasil, Chile, Colômbia e Peru: Portal CABI de BioProteção no Brasil

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024